A era do podcast

podcast

Se um tempo atrás ler um artigo de cinco minutos em um blog era algo muito mais fácil do que ler uma revista física, hoje, escutar conteúdo em áudio pode ser mais acessível do que uma leitura.

Muito se tem dito sobre este novo modelo de conteúdo, cada vez mais pessoas têm se rendido a ele. Mas afinal, o que é podcast?

O podcast não é um rádio para a internet, ele é pensado para ser ouvido on demand, não ao vivo como o rádio. Esse formato de conteúdo tem atraído cada vez mais interesse do público, principalmente das pessoas que passam muito tempo no trânsito ou usam fones de ouvido com frequência.

Os usuários podem escolher o que vão consumir de acordo com suas necessidades e preferências.

E é por esse motivo, que muitas pessoas e marcas têm investido em mais de uma opção para ampliar o alcance de suas ações de marketing digital.

Se você se interessou sobre o assunto e tem curiosidade em saber mais, acompanhe o post que vamos fazer um guia completo de como criar o seu podcast de forma rápida e fácil.

 

– O que é Podcast?

Antes de explicarmos como criar um podcast, é importante você saber exatamente o que é este tipo de conteúdo.

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado por meio de um arquivo baixado ou streaming (transmissão ao vivo por meio da internet), que pode ser acessado a qualquer momento.

Um canal de comunicação muito novo, mas que está ganhando grandes proporções quando se fala de oportunidades para alavancar seu negócio ou sua marca.

Isso porque o alcance dos podcasts permite que as informações que o seu público espera de você, cheguem até eles de maneira rápida, fácil e, muitas vezes, gratuita.

Muitas vezes, esse formato é usado para transmitir palestras, debates e programas. Mas é super válido criar um podcast para falar sobre os assuntos que você domina e que possam ser atrativos e ensinar algo seu público.

Imagina só acompanhar o seu público a todo momento. Não importa onde ele esteja, quando ou em qual a ocasião.

Quando ele está no trânsito, seja no carro, ônibus ou metrô: você está lá.

Enquanto ele almoça ou arruma a casa: você está com ele.

Na academia: lá está você, novamente. Pelo simples fato que ele te escolheu para ser a sua companhia no dia a dia.

E o melhor é que você tem a possibilidade de fazer isso com todo tipo de público!

Funciona basicamente assim: quem se interessa por um determinado podcast pode assinar esse canal e acompanhar pelo computador ou até mesmo direto do celular. É como se fosse um blog. Só que, ao invés de escrever, as pessoas falam.

O mais importante é que o conteúdo seja passado de forma clara, sem ficar cansativo para os ouvintes. Eles serão o seu melhor termômetro para saber se está ou não acertando a mão no tempo e nos assuntos abordados.

 

– Porque fazer um Podcast?

Marcas que investem em estratégias de Marketing Digital estão sempre se atualizando sobre como adaptar-se ao comportamento do consumidor. E um dos objetivos é buscar e desenvolver tipos de conteúdos que atendam os critérios do nosso público.

Aproximadamente 50 milhões de pessoas já escutaram um podcast, só no Brasil. Este dado nos mostra uma nova realidade e nos direciona para novas oportunidades de mercado.

Existem alguns motivos pelos quais essa mídia está fazendo sucesso entre os mais diversos públicos e chamando a atenção de empresas para esse novo canal de comunicação.

Praticidade é um deles! Vamos pensar, a cada dia que passa, a quantidade de conteúdo para consumir só aumenta e todos nós temos cada vez menos tempo disponível para isso. É só correria no dia a dia, temos que nos “virar nos trinta” para dar conta de tantas demandas.

É aí que entra a praticidade do podcast.

Ter conteúdo disponível a apenas um play de distância quando e onde quiser.

Isso faz com que esse formato seja cada vez mais atraente para o público e o número de ouvintes aumente de forma considerável.

 

– Quais os tipos de Podcasts mais comuns
1) Entrevista

Em cada episódio um entrevistado diferente é convidado e os temas podem variar. Um dos pontos mais positivos dos podcasts em formato de entrevista é que permite você alcançar não só a sua rede, mas também a da pessoa entrevistada.

Ter outros experts contribuindo para o seu programa é uma ótima maneira de criar conteúdo relevante e útil para o seu público de um jeito diversificado.

Além disso, é um espaço onde a troca de experiências acontece de forma muito natural e é uma boa escolha para quem está começando.

Basta ter em mão um bom microfone e pronto! Você tem as ferramentas necessárias para criar um podcast desse formato.

Não se esqueça que criar um roteiro para gravação, isso pode ajudar muito na qualidade do conteúdo final.

2) Painel

Quando você entrevista mais de um convidado ou propõe um debate sobre determinado assunto, você está produzindo conteúdo em formato de painel.

Exige um pouco mais de cuidado para que na hora da gravação não fique confuso e todos se façam entender.

3) Individual

Perfeito para você que quer logo tirar esse podcast do papel e colocar a mão na massa.

Esse formato será você, o microfone e seu conhecimento.

Uma dica que pode ajudar, é escrever e depois ler como se estivesse conversando com os seus ouvintes. O grande lance é ter um ritmo de conversa. Afinal, podcasts não são audiobooks.

Se solta e vai nessa!

4) Informativo

A ideia desse formato é transmitir algum tipo de informação ao público ouvinte. Um formato um pouco mais parecido com programas de rádio.

O que pode dar muito certo é falar sobre assuntos da atualidade, como se fosse um bate-papo diário.

Mas lembre-se, você não precisa escolher apenas uma opção para compor o seu programa. Pode misturar e combinar mais formatos e deixar o seu podcast ainda mais a sua cara.

Começar o programa com uma entrevista e finalizar com um comentário individual, por exemplo. Isso vai totalmente da sua criatividade e do que você considera mais atrativo para o seu público.

O importante, é planejar o conteúdo para não acabar perdendo a sua identidade com o passar do tempo.

 

– Crie um Podcast para chamar de seu

Você amou a ideia e já quer criar um, mas não sabe como fazer?

Vamos ajudar você nessa!

Na hora de criar um podcast, não saber qual tema abordar não precisa ser um obstáculo. Pare e pense no seu público. O que ele quer e precisa?

Para facilitar, faça enquetes com o seu público para descobrir conteúdos que possam ser interessantes e de quebra ainda agregue valor para sua marca.

Você pode e deve usar a sua criatividade!

Não é nenhum bicho de sete cabeças! Vamos passar umas técnicas que vão dar uma ajudinha nesse processo.

1)      Planeje

Antes de sair gravando, defina o que será feito e alinhe os objetivos.

Pense em: público; linguagem; tema e formato; conteúdo e roteiro.

2)    Grave

Para o momento da gravação, esteja em um ambiente silencioso, confortável e com uma boa acústica para evitar ruídos externos.

Com o ambiente e microfone preparados, é o momento de escolher um programa de sua preferência e começar a gravar. Uma dica é o software Audacity, bem intuitivo e te ajuda a ter uma boa qualidade no áudio.

3)    Edite

Podemos dizer que é uma das etapas mais desafiadoras. Principalmente se você nunca teve muita intimidade com edição de áudio.

Mas calma! Podcasts envolvem um processo de edição bem mais simples que outros arquivos de áudio.

Salve sempre uma cópia original dos arquivos da gravação, isso vai te resguardar de qualquer problema que você tenha durante o processo de edição.

Geralmente os softwares tem um guia de edição que torna todo processo mais tranquilo.

Ajuste a qualidade do áudio e depois faça os cortes, retirando tudo o que for desnecessário.

Importante ficar sempre atento a possíveis ruídos que possam aparecer nos intervalos entre as falas.

Quando terminar de montar o seu podcast e concluir a edição, exporte o projeto final para um arquivo de áudio em formato mp3.

4)    Publique

Às publicação de um podcast pode ser feita tanto em agregadores quanto em plataformas streaming. Uma ótima plataforma streaming é o Spotify.

Você sobe o arquivo e, desde que tudo esteja conforme as regras, ele estará público em um prazo de 2 a 5 dias.

Você não será notificado quando for ao ar, então fique de olho para acompanhar.

Pronto! Agora você já sabe tudinho pode gravar e divulgar o seu podcast fazendo muito sucesso por aí.

Rolar para cima