Bares e restaurantes: 05 dicas para reabrir durante a pandemia

reabertura bares e restaurantes

Com as portas fechadas há mais de 100 dias, já está sendo possível reabrir bares e restaurantes em algumas cidades brasileiras.

A retomada já está acontecendo e o grande desafio agora é como voltar em segurança e atrair clientes na reabertura.

Desde que a pandemia começou, uma das medidas para conter o Coronavírus foi o fechamento de estabelecimentos que não ofereciam os serviços essenciais. O impacto no ramo da alimentação foi grande e muitos locais lutam para se manter durante essa fase.

Assim, cria-se expectativas de recuperação econômica no segmento.

É um momento que requer muita atenção e cuidados específicos.

Afinal, a pandemia ainda não acabou!

Muitas pessoas estão ansiosas para sair casa e uma outra parte delas ainda se sentem inseguras para sair e voltar a frequentar locais públicos.

Por isso, nesse momento, é preciso uma volta consciente e que não ofereça riscos para você, seus funcionários e, principalmente, para os seus clientes.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas e orientações para a retomada das atividades em bares e restaurantes com segurança.

 

COMO SEGUIR O protocolo exigido

Foi um momento de grandes desafios.

Muitos conseguiram continuar vendendo na quarentena graças ao Delivery.

Entretanto, nem todos estavam preparados para a mudança tão repentina.

A boa notícia é que algumas cidades já estão demonstrando um maior desempenho no controle do contágio.

Por isso, foi decidido autorizar a volta das atividades de bares e restaurantes.

Mas como infelizmente, a vacina Coronavírus ainda não chegou.

Será preciso fazer novas adaptações e transformações nos estabelecimentos.

– O uso de máscaras deve ser obrigatório para os colaboradores. Uma dica bacana é distribuir máscaras de cores diferentes ou numeradas para ter a certeza que todos estão fazendo a troca no tempo recomendado.

– Oriente aos colaboradores a só colocarem o uniforme no local de trabalho. Assim a chance de um contato direto com um outro ambiente é evitada.

– Só será permitido atender no máximo 40% da capacidade do bar ou restaurante, com distanciamento de 2 metros entre as mesas e de 1,5 metro entre as pessoas. Por isso, faça a realocação das mesas ou coloque sinalizações indicando as mesas que não poderão ser usadas.

– É fundamental disponibilizar álcool em gel na entrada e em pontos estratégicos do ambiente, em cima das mesas ou em suportes de paredes. Assim, os clientes se sentem mais seguros e à vontade para usá-los sempre que for necessário.

– Já que os guardanapos de tecidos foram proibidos, coloque o descartável dentro do saquinho dos talheres ou disponibilize individualmente na hora que o cliente sentar à mesa.

– Dê aquele gás a mais na limpeza e mostre aos clientes o quanto se importa em manter o ambiente higienizado e seguro.

– Na hora do pagamento, coloque uma barreira de acrílico no caixa. Faça marcações no chão para que a fila de pagamento respeite a distância de 1 metro de pessoa para pessoa. E incentive o pagamento por cartões ou até mesmo aplicativos, como o PicPay.

Seguir as recomendações da prefeitura é fundamental para uma retomada consciente e segura.

Especialmente porque multas estão sendo aplicadas para os estabelecimentos que descumpri-las e você também não quer correr o risco de ser interditado, né?

 

Cuide da sua comunicação interna

A sinalização é uma maneira de comunicar aos seus clientes sobre diferentes medidas de prevenção que estão sendo tomadas no seu estabelecimento.

É MUITO importante ter uma comunicação eficaz e de boa aparência, principalmente nessa fase de baixa lucratividade. Ela pode mostrar como a empresa está operando nesse novo cenário.

E você não quer que o seu cliente tenha uma má impressão, certo?

Como já dissemos anteriormente, algumas pessoas ao sair de casa e deixar o isolamento social ainda estão tendo uma sensação de desconforto e acabam surgindo pensamentos do tipo “eu não deveria ter vindo aqui”

Por isso, tente evitar sinalizações manuscritas com reaproveitamentos dos materiais que você já possui.

Faça algo que traga conforto às pessoas, deixe o seu ambiente de trabalho mais profissional, confiável e desperte o desejo de consumo.

Aliás, você pode influenciar a experiência de compra dos seus clientes trazendo uma comunicação visualmente confortável, sutil e segura.

 

Divulgue a sua retomada nas redes sociais

O protocolo já está na ponta da língua, sua equipe já está linda e treinada e o seu estabelecimento prontinho para finalmente reabrir para o público.

Chegou a hora de se comunicar!

Use as redes sociais em seu benefício. Informe aos seus clientes que você está pronto para recebê-lo. Divulgue os novos horários de atendimento e as recomendações que deverão ser seguidas.

Produza um conteúdo bem redondinho, com fotos, vídeos explicando as modificações do ambiente, transmita confiança ao consumidor. Faça anúncios bem elaborados, com um nicho específico para conquistar novos clientes nessa retomada.

Mostre que o seu estabelecimento está pronto para recebê-los em segurança!

 

Crie um Programa de Fidelidade

Criar um Programa de Fidelidade é uma ótima estratégia para atrair os clientes.

Ofereça vantagens atrativas, como o acúmulo de pontos para trocar por vantagens exclusivas.

Desenvolva uma campanha exclusiva para os clientes que forem ao seu estabelecimento na reabertura.

Assim, eles terão mais um motivo para voltar a frequentar o seu restaurante.

 

Atente-se em medidas a fim de evitar aglomeração e o contato direto com o cliente

Um dos protocolos de segurança para bares e restaurantes diz respeito ao distanciamento entre as pessoas e evitar o contato físico.

O manuseio dos cardápios impressos pode gerar contaminação dentro do seu estabelecimento e também uma situação desagradável para o cliente que ainda está inseguro.

A melhor solução para esse caso é o utilizar cardápios com QR Code na mesa, onde o cliente não precisa de um garçom para fazer o seu pedido.

Ele utiliza o próprio celular para:

Escanear o QR Code e acessar o cardápio digital.

Alguns exemplos são o Menu Digital e Menu QR, entre muitos outros que existe disponível no mercado.

Assim, evita-se que haja contato físico e mantém-se o distanciamento necessário.

Uma outra ideia é usar aplicativos para realizar reservas online.

Dois nomes bem conhecidos são o Restorando e o Get In.

Dessa forma você evita que os seus clientes façam fila e leva mais conforto e segurança para o consumidor.

E aí, gostou das dicas e já se sente pronto para reabrir de uma vez o seu estabelecimento? Então vamos com tudo que é só o começo!

Deixe nos comentários a sua opinião e conte um pouquinho de como está sendo essa nova experiência.

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