Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável para as marcas, você já sabe, certo?
Por isso, o ponto hoje não é mais a necessidade de estar na internet, mas como você está se comportando nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.
Uma coisa é criar conteúdo, outra coisa completamente diferente é fazer com que este conteúdo gere Leads. Conteúdo sem retorno é conteúdo sem estratégia.
Se liga só nas dicas preciosas que separamos para ajudar você a criar conteúdo relevante para as suas redes, site e blog.
– Qual a importância de criar um conteúdo relevante?
A questão de como criar conteúdo relevante deve ser uma preocupação constante, pois um errinho ou falta de cuidado nesta questão, pode colocar por água abaixo toda a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Quem quer continuar relevante para os seus clientes na atualidade, PRECISA ter visibilidade.
Para que estratégias de atração de tráfego e captura de Leads funcionem, precisamos ir um pouco além de só gerar conteúdo. É necessário usar ele ao seu favor, criando material útil e relevante para o consumidor.
Quer saber como conquistar o coração dos seus potenciais clientes? Acompanhe o post!
– O que é marketing de conteúdo?
Passou a época que assistíamos passivamente os comerciais de TV. Hoje, possuímos o poder de escolha do que queremos consumir e como respondemos a ele.
O Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar o seu público e atingir clientes em potenciais por meio de criação de conteúdo. Você atrai, envolve, gera valor para as pessoas e conquista uma percepção positiva da sua marca.
O que precisamos entender de uma vez por todas, é que o bom conteúdo não é focado em vender, mas sim em trazer algum benefício para quem o consome. Como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência de todo esse processo.
É necessário ser útil e passar a mensagem certa no momento que o seu público mais precisa.
Mas como? Vamos explicar melhor agora.
– Defina sua persona
O nosso primeiro conselho é: defina a persona da sua marca.
O conceito de persona é totalmente diferente de público-alvo. Enquanto o público-alvo é baseado na descrição de um grupo demográfico que você deseja atingir, a persona é uma descrição fictícia do seu cliente ideal.
Identifique quais são as necessidades e interesses do público que você quer atingir. Quanto mais você conhece, mais eficiente serão suas campanhas e consequentemente sua conversão.
Vamos dar um exemplo para deixar mais claro, ok?
Vamos supor que você tem uma marca de cosméticos e o nicho que você quer atingir são mulheres de 20 a 35 anos, que trabalham e estudam e não tem tempo para ir em clínicas de estéticas cuidar da pele.
Diante dessas informações é possível traçar o perfil da persona ideal para a marca.
O resultado poderia ser a persona de uma jovem universitária chamada Bianca, de 24 anos que trabalha em uma escola como estagiária meio expediente, gosta de sair aos finais de semana para dançar, preza pela saúde do seu bolso buscando economizar sempre que pode e lê blogs de beleza à procura de dicas práticas que possa replicar sozinha.
Viu só como perfis mais detalhados permitem que você trace estratégias mais certeira?
– Coloque-se no lugar do seu público
Na hora de produzir um conteúdo (seja para site, instagram , facebook ou qualquer outra rede social), é quase que primordial se colocar na posição do consumidor. Imagine como gostaria de ser atendido, o que faria você acompanhar a marca, e por fim, o que levaria você a finalizar uma compra ou utilizar um serviço.
Não é novidade que gostamos de ser acolhidos. Então, quanto mais intimista e pessoal for a linguagem adotada, melhor, pois isso criará um ambiente receptivo para o seu público.
– Use e abuse da Metodologia Inbound
Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração, é qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse do público de forma não invasiva.
Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, seu objetivo é atrair o público sutilmente.
O Inbound se baseia em quatro pilares importantíssimos:
– Atrair: por meio de um bom conteúdo, o inbound atrai pessoas interessadas no produto ou serviço;
– Converter: aqui, o principal intuito é transformar simples visitantes em leads, aproximando-os cada vez mais e transformando-os em futuras vendas;
– Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor.
– Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não pode terminar após a compra. O relacionamento precisa ser duradouro. Ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com seus produtos ou serviços. Surpreenda com um atendimento competente.
Ou seja, é atrair seu público de forma a ganhar sua confiança e conquistar seguidores fiéis para sua marca.
– O segredo de produzir um bom conteúdo
Agora que você já sabe com quem quer falar e como chegar no público sem espantá-los, é preciso gerar conteúdo atraente para que o seu público leia, goste e volte depois querendo mais.
Então anota aí o guia essencial para não cair na mesmice na hora de produzir.
1) Organização
Um dos pontos mais importantes da produção de conteúdo é nunca deixar que ela pare. Porém, você pode ficar sem ideias, certo? ERRADO!
Organização é o passo básico para qualquer pessoa que quer criar conteúdo de qualidade. Ter seus processos de pesquisa e criação definidos farão toda a diferença, afinal, você não pode ficar esperando aquela ideia genial surgir todo dia.
2) Estude muito
Conhecimento nunca é demais e certamente ajuda a ter boas ideias. Além disso, estar sempre se atualizando garante que você tenha informações relevantes, atualizadas e verídicas.
3) Entenda o básico de SEO
Aproveite que já está com a mão na massa e estude um pouquinho sobre SEO. Afinal, você quer que seu conteúdo tenha um bom desempenho nas redes, né?
4) Foque na qualidade
A internet é um ambiente recheado de conteúdos, por isso eleve seu padrão de qualidade se quiser realmente se destacar.
5) Dê uma conferida nas métricas
Não esqueça de dar aquela olhadinha nas métricas para conferir o que realmente está fazendo sucesso com seu público. Isso vai ajudar a escrever seus próximos materiais.
6) Busque referências
Outro ponto importante para otimizar a produção de conteúdo é encontrar fontes de inspiração. Não estamos falando aqui que você deve copiar materiais, mas sim descobrir referências que possam ser adaptadas ao modelo da sua marca.
E aí, sua cabeça já está borbulhando de ideias depois de todas essas dicas? Não perca tempo: coloque a mão na massa e leve sua marca para um outro nível.