Chega o fim de semana e a nossa rotina de quarentena tem sido só apertar o play nas séries ou nos filmes, né?
Mas quem disse que as séries de TV e filmes são só para diversão e não tem lições a ensinar?
A comunicação está em nossas vidas diariamente. Com certeza você já teve uma produção de TV que marcou algum momento da sua vida, certo?
A criatividade é o carro-chefe da área de comunicação, e o combustível para que ela floresça são as referências e inspirações absorvidas no nosso dia-a-dia.
Já pensou em inserir algumas séries e filmes sobre comunicação na sua lista de maratonas no fim de semana?
Separamos uma listinha de filmes e séries que vão encher a sua mente de inspiração e referências para os jobs futuros.
Filmes
Spotlight: segredos revelados (2015)
Spotlight é um filme que apresenta uma história verídica. No começo dos anos 2000, uma equipe de jornalistas investigativos do jornal The Boston Globe decidiu apurar as suspeitas de que a cúpula da Igreja de Boston, nos Estados Unidos, estaria acobertando casos de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos.
Você poderá ver como é a relação dos profissionais com suas fontes (inclusive as que estão sendo acusadas), como é feita a pesquisa em arquivos e documentos públicos e como se monta o quebra-cabeças da reportagem a partir de uma informação inicial. É um filme que mostra exatamente a visão idealizada da profissão do jornalista.
Rede de intrigas (1976)
Este filme é uma análise crítica do poder da televisão e da opinião pública. Embora seja antigo, trata de um assunto que ainda é um problema atual: como o mundo se move pelo sucesso e registros de audiência.
O filme se passa nos Estados Unidos e traz a trama envolta em torno da demissão de um âncora de um programa de televisão. Ao receber o comunicado de que foi cortado do quadro de funcionários da empresa, Howard Beale anuncia durante a transmissão da
atração, que iria deixar a emissora e que se mataria ao vivo na próxima semana. A informação bombástica muda o rumo das decisões dentro da empresa: Howard é afastado e o público pede insistentemente sua volta para o comando do programa. Ao voltar ao posto, o apresentador adota um comportamento surreal, quase louco. O objetivo do filme é mostrar o poder que a mídia tem e como as informações divulgadas tendem a influenciar a opinião do público.
Obrigado por fumar (2005)
O filme traz a história de um representante da indústria do tabaco. O protagonista Nick Naylor é responsável por defender a venda e o consumo de cigarros e minimizar os riscos à saúde causados pelo produto. Para isso, ele vai aos programas de televisão falar sobre os benefícios do tabaco e também se articula com produtores de filmes para que o cigarro seja um elemento constante nas tramas criadas.
O ponto forte da trama é a habilidade que ele tem para contornar os problemas, acima de tudo, um poder de persuasão quase sobrenatural. Ele traduz com perfeição o cenário publicitário atual, onde não é suficiente que um publicitário entenda só de propaganda, tendo a necessidade de conhecer outras ferramentas disponíveis de marketing.
No (2012)
O filme se passa no Chile de 1988 e mostra o papel do publicitário na formação da opinião pública em relação a um tema muito importante: a continuidade de um presidente ou sua substituição.
O publicitário René Saavedra é contratado por membros do parlamento para integrar a campanha do “não” contra o ditador. Saavedra precisa criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão. É necessário desenvolver peças e materiais publicitários com poucos recursos financeiros e sob investigação constante de órgãos governamentais divulgando por que a população deve votar contra a permanência de Pinochet no poder.
O filme mostra do ponto de vista publicitário, o que que precisa ser feito para vencer. É fundamental para nossas discussões com clientes, em geral, sobre estratégias de campanha.
Poder da fome (2016)
O filme conta a história do McDonalds desde os seus primórdios até como o conhecemos hoje. A lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald, no sul da Califórnia, que funcionava com um modelo inovador e fordiano de produção em série, despertou o interesse do vendedor e galanteador Ray Croch. Ele adquire uma participação no negócio dos irmãos, propõe a expansão do negócio para o modelo de franquias e pouco a pouco os tira da jogada.
O mundo se divide entre quem ficou revoltado com o filme e quem acha que o Ray foi o sacana necessário para tornar o McDonalds uma das principais redes de fast food do mundo.
Vale assistir e conhecer à construção do comportamento de comer em fast foods,como isso se tornou um hábito da sociedade.
Séries
House of Cards
A famosa série trata do cenário político norte-americano e das alianças e disputas internas pelo poder travadas tanto no congresso quanto nos cargos executivos dos Estados Unidos.
A série ajuda bastante a entender como se dá a relação entre repórteres investigativos e fontes de alto escalão, como deputados e senadores. Se você se interessa por jornalismo político, vai adorar saber um pouquinho do que ocorre por trás das câmeras no controle de uma nação!
Essa obra é importante para os profissionais de comunicação, pois fala sobre a necessidade de identificar e conhecer a fundo os seus clientes e o público com quem você vai se comunicar. É fundamental pensar e traçar estratégias antes de fazer alguma ação, tanto na política, quanto nos negócios e na publicidade.
The Pitch: o mundo do marketing na vida real
Nem todas séries sobre marketing são de ficção e The Pitch é uma prova disso.
Esse documentário serializado em duas temporadas vai levar você para os bastidores do mundo da publicidade.
A ideia é filmar duas agências de alto nível diferentes que disputam uma única conta em cada episódio. Durante os episódios, vamos acompanhando como cada profissional pensa e gera suas ideias, como as agências trabalham em conjunto e como as campanhas são criadas.
Enquanto as agências disputam as contas, podemos ter vários insights sobre como uma agência de publicidade funciona e qual a função de cada colaborador no time.
É muito interessante imaginar quais soluções você proporia para os problemas de cada episódio.
Abstract: criatividade em foco
Abstract coloca em foco a matéria prima dos publicitários: a criatividade. Ainda conta com a participação de designers de diversas áreas como, fotografia, desenho, arquitetura e outras mais.
Prometemos que não é um spoiler, mas você vai ver que as inspirações podem vir de coisas simples do dia a dia.
Em oito episódios, a trama narra a trajetória e o processo de criação de profissionais renomados internacionalmente, mostrando de onde vem a sua inspiração. Os atores principais são Christoph Niemann, Tinker Hatfield, Es Devlin, Bjarke Ingels, Paula Scher.
Os publicitários que assistirem a essa trama vão se identificar com algumas situações que vivem em seus cotidianos, como a corrida pelos prazos, processos que não acompanham as expectativas e projetos criativos no geral. Deu para perceber uma coincidência? Então não perca tempo e confere lá.
Scandal: gerenciamento de crises
A série é ambientada em Washington e conta história de Olivia Pope, ex-assessora de imprensa da Casa Branca e dona de uma agência de gerenciamento de crises.
A clientela de Pope é formada por políticos e empresários. O seu papel é solucionar e reverter situações escandalosas envolvendo os seus clientes. É a construção e preservação da imagem das empresas agenciadas.
A série ainda pode ser inspiração para aqueles que, como Pope, precisam ser criativos e ousados na profissão.
Ótima indicação para aqueles que têm interesse pelas áreas de comunicação que envolvem relacionamento com o público, assessoria de imprensa, gerenciamento de imagem e crise.
E aí, gostou da nossa listinha de séries e filmes?
Conhece outros títulos disponíveis e essenciais para profissionais de comunicação que deixamos de citar? Deixe nos comentários e compartilhe com a gente.