Home Office: como tornar vantajoso para a minha empresa?

home office pandemia

O isolamento social recomendado como prevenção ao coronavírus alterou a rotina de trabalho de milhares de pessoas. Sem poder sair de casa, o home office ganhou mais adeptos após o início da pandemia como medida para tentar conter a disseminação do novo vírus.

Diante desse cenário a solução encontrada foi assumir um esquema de trabalho remoto, como alternativa para seguir com as atividades profissionais em dia e manter os cuidados com a saúde.

O que não esperávamos é que esse novo modelo de trabalho iria ser tão eficiente para diversos tipos de empresas. O diretor executivo da Infobase e coordenador do MBA em marketing, da inteligência de negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli avaliou que 30% das empresas devem continuar em home office mesmo depois da pandemia.

Porém, nem todo mundo está acostumado a trabalhar de casa. Como manter o foco e a produtividade ao fazer home office? Algumas dicas práticas podem ajudá-lo a ter sucesso na jornada remota. Também podem apresentar uma luz no fim do túnel caso o home office não esteja indo como você esperava.

Confira algumas dicas especiais que separamos para ajudar você a se adaptar mais rapidamente ao trabalho remoto.

 

– O home Office pode dar certo na minha empresa?

Quando alguém falava em ser empresário, há 20 anos, você logo pensava em uma pessoa investindo milhões, montando uma mega produção, assumindo riscos altos e contratando 100 colaboradores de início. Hoje a situação é bem diferente e tem muito empreendedor tirando as ideias do papel de maneira mais simples, rápida e ‘barata’.

Um outro ponto interessante de compreender é que essas pessoas muitas vezes tocam negócios de sucesso e altamente rentáveis sem sequer sair de casa.

Já faz algum tempo que a rotina em escritórios, com horário definido e registro de ponto não é mais considerada sinônimo absoluto de produtividade. Várias empresas estão alterando seu modelo de trabalho, flexibilizando horários e adotando o home office, sem perder produtividade e, muitas vezes, com funcionários mais dedicados e satisfeitos.

E o que era a realidade de muitas empresas, se tornou uma necessidade com a situação mundial em relação ao COVID-19.

Claro que, para que tudo funcione, é preciso definir algumas regras com quem trabalha na sua empresa. Cair na conversa de que trabalhar em casa é sempre fácil e prazeroso pode ser uma grande cilada. Existem desafios como qualquer outro ambiente de trabalho e você precisa estar preparado para isso.

De certa maneira, ao adotar o home office, cada funcionário se torna um pouquinho chefe. Afinal, cabe a eles organizar tarefas, cumprir prazos e suprir as demandas no horário em que estão trabalhando. Para isso, é preciso que haja diálogo e confiança entre você, e seus colaboradores.

Para conseguir garantir a produtividade, a melhor dica é estabelecer uma comunicação direta e frequente entre gestores e geridos. Por meio dessa conversa será possível monitorar o comportamento dos colaboradores e suas entregas enquanto atuam em home office.

 

– Teste, erre, corrija

Defina fluxos de trabalho e entregas, políticas de boas práticas e anote cada etapa da mudança. Meça e analise os resultados da sua equipe e mantenha a constância na comunicação para corrigir ou mudar o que for necessário nessa nova dinâmica dentro da empresa. É importante manter em mente que funcionários e gestores estarão passando por uma transição e será preciso tempo para que todos se adaptem e consigam construir um fluxo orgânico de trabalho.

 

– Fortaleça a cultura organizacional

A autonomia é um dos fatores primordiais para que o home office consiga ser positivo na empresa. Isso significa incentivar profissionais com autonomia para conseguirem resolver as questões do cotidiano de trabalho independentemente.

Isso não quer dizer que o trabalho em equipe deverá ser desvalorizado, muito pelo contrário. A autonomia serve para deixa-los preparados para solucionar desafios, seja individual ou coletivamente.

Dessa forma, mostrará para seus colaboradores que incentiva a postura proativa e dedicada, seja trabalhando, no escritório ou em qualquer lugar.

 

– Estabeleça regras

Outro ponto muito importante é conseguir estabelecer regrinhas para o trabalho em home office: quais cenários que serão permitidos? Por quais canais será feito a comunicação? Qual é a carga horária? Existe a necessidade de horários definidos?

O fato de inserir regras mostrará que, mesmo remoto, o trabalho segue sendo um compromisso sério e firmado com a organização. Dessa forma, os procedimentos em relação à jornada de trabalho continuam sendo necessárias.

 

– Tenha uma plataforma para comunicação

A comunicação interna é o pilar principal para conseguir fazer o home office dar certo. Independentemente da plataforma (Skype, Slack, Hangouts, Whatsapp) é fundamental que todos os colaboradores estejam on-line e disponíveis. Dessa forma, é possível manter o diálogo diário e o contato entre os times.

 

– Coordene a sua equipe

Se todo mundo na sua empresa trabalha em home office, talvez seja preciso realizar algumas reuniões. Mesmo sem o contato constante, você precisa saber como andam as tarefas, os prazos e as demandas do seu negócio. Para isso, basta marcar reuniões rápidas periódicas por Skype, Zoom ou outro programa de sua preferência, como se fosse uma reunião de pauta. Isso ajuda a mantê-la atualizada sobre o trabalho da sua equipe e permite que tirem dúvidas ou peça uma mãozinha antes de começar um trabalho.

 

– Vantagens e desvantagens do home office
Vantagens:

Economia: você economiza com transporte, alimentação e até mesmo o aluguel de um espaço físico.

Autonomia: você consegue ter mais flexibilidade nos seus horários.

Liberdade: você pode escolher o modo de trabalhar, desde que entregue os resultados.

Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

 

Desvantagens:

Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.

Interatividade: Tem outras pessoas no ambiente em que está trabalhando e que solicitam você toda hora.

Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso.

Para que essas desvantagens não comprometam o seu desempenho, temos algumas dicas.

 

– Separe um espacinho para trabalhar

A ideia de estar em casa, mesmo nas horas de trabalho, pode dar a impressão de que você pode produzir em qualquer canto: na cama, no sofá, na cozinha. Mas ainda assim, é preciso separar o espaço exclusivo do profissional. Assim, consegue se dedicar ao trabalho quando precisar e manter tudo organizado em um local específico. Além de confortável, escolha uma sala com boa iluminação, que seja silenciosa e longe de distrações.

 

 – Prepare-se antes de começar o trabalho

Para iniciar o dia com produtividade, procure acordar, tomar banho e o café da manhã com calma. Afinal, você não vai precisar enfrentar o trânsito, então faça tudo sem pressa.

Coloque seu “look trabalho”, mesmo estando em casa, pois isso vai te ajudar a espantar a preguiça. Evite usar pijamas. E, por fim, comporte-se como se estivesse no trabalho. Afinal de contas, você está.

 

–  Tenha planejamento

Manter uma rotina de trabalho com horários bem definidos ajuda no cumprimento das tarefas e na otimização do tempo, já que ao se trabalhar de casa, é fácil se distrair e procrastinar.

Por isso, é fundamental manter uma jornada de trabalho da mesma maneira que você faz no escritório. Ainda, se precisar resolver algum problema pessoal durante o expediente, faça hora extra.

Horário de trabalho é para trabalhar. Não é porque você está em casa que deve relaxar e perder sua produtividade.

 

– Esteja acessível

E-mails e mensagens precisam ser respondidos em tempo hábil. Seja pontual em reuniões e esteja presente, mesmo que virtualmente. A chave para isso, é organizar sua agenda, separar um tempo para responder aos seus parceiros, sócios ou colaboradores. Assim, mesmo de casa, você mantém o controle da empresa.

 

– Delimite horários para trabalhar e descansar

Não se esqueça de balancear sua rotina com pausas periódicas e pequenos exercícios físicos (ou mentais). Trabalhar sozinho durante muito tempo e sem interrupções pode subir seu nível de estresse e fadiga ao longo do dia.

Reserve um tempo para descanso e para atividades de qualidade de vida

 

– Cuide do seu corpo

Durante o trabalho, é comum se apressar para comer ou fazer escolhas alimentares ruins para voltar logo ao serviço. Na sua rotina, tenha também horário para preparar refeições e comê-las com calma, talvez até com quem mora com você.

E não se esqueça de cuidar da postura! Durante o home office, podemos passar ainda mais tempo sentados e com nossa coluna se curvando. Lembre-se de levantar de vez em quando, já que a falta de ergonomia pode inclusive afetar seu desempenho.

 

– Mantenha a calma

Um grande obstáculo para os que entraram na vibe do home office é a comparação constante com a produção anterior: será que sou um profissional tão bom quanto antes?

Não é porque você entrou em uma rotina totalmente digital, nunca antes vista, que você não sabe de mais nada. Fique calmo e não despreze sua bagagem. É só uma questão de tempo para se adaptar.  Você não perdeu sua capacidade ou potencial por conta dessa pandemia.

Com estas dicas, aos poucos você vai conseguir se adaptar ao home office sem maiores problemas. Lembre-se de que nem todo mundo tem o privilégio de trabalhar em casa.

Rolar para cima