Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas e funcionários se veem trabalhando remotamente pela primeira vez. Esse segmento vem sendo adotado nas últimas semanas por empresas de todo o mundo como medida de prevenção ao coronavírus, evitando um possível contágio entre os funcionários.
No Brasil, companhias como Itaú Unibanco e Mastercard, que apresentaram casos confirmado da Covid-19 em seus colaboradores, aderiram ao método. Outras empresas bem conhecidas como Google, Microsoft, Twitter, LinkedIn, Facebook e Amazon, também passaram a promover o trabalho em casa em vários países.
Pensar em trabalhar em home office pode ser bem desafiador, principalmente se você nunca teve a experiência de trabalhar fora do escritório de uma empresa. Exige foco, para manter a produtividade e organização para não se perder nas tarefas.
Felizmente, a tecnologia tornou isso mais simples! Hoje temos alguns aliados virtuais que nos ajudam a facilitar e otimizar o resultado dentro da empresa, mesmo que trabalhando remotamente.
Pensando nisso, separamos alguns aplicativos que têm como objetivo facilitar o trabalho home office e ainda podem te ajudar a manter as tarefas em dia.
Ferramentas para comunicação entre a equipe
Workplace
Equipes que trabalham em locais diferentes, perfis de pessoas diferentes, com faixas etárias cada vez mais diversas, são alguns dos desafios de uma empresa.
Então, como navegar nesse ambiente mantendo os colaboradores motivados, integrados, engajados e com alta produtividade?
Te convido a conhecer o Workplace. Uma ferramenta criada pela rede social Facebook para conectar todos os funcionários da empresa. Alguns de seus recursos são grupos, conferências e transmissões ao vivo. A equipe também tem acesso a um feed empresarial que possibilita criar eventos, publicar arquivos, compartilhar vídeos e interagir via chats. Um ambiente essencialmente colaborativo, que incentiva a troca de ideias e informações no ambiente de trabalho.
Ele é gratuito e não requer a instalação de softwares pesados.
Slack
O compartilhamento da informação é um dos pontos principais para melhoria da comunicação em uma empresa. Compartilhar projetos e processos faz com que seu time fique mais integrado e melhore no desenvolvimento.
O Slack é um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp. Uma plataforma de comunicação interna para sua empresa, com funcionalidades que lembram um chat e também chamadas em vídeo, só que com muito mais capacidade de customização e interação entre os participantes, além de comandos ágeis e facilidade para compartilhar os mais diversos tipos de arquivos.
Toda a comunicação de um projeto é reunida em um só ambiente, com publicações que podem ser públicas ou privadas. A ferramenta faz integração com outros serviços, como Google Drive, Office 365 e Trello, e pode ser especialmente útil em períodos de home office.
Ferramentas para videoconferência
– ZOOM
Com foco corporativo, o Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas. Ele também permite gravar sessões para visualização posterior e compartilhamento de tela, tanto nas reuniões individuais ou com grupos grandes.
Também é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, e pode ser acessada em PCs com Windows, macOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone.
Google Hangouts Meet
O Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período de coronavírus. Focado em videoconferências para equipes, uma praticidade é poder enviar o link da chamada para qualquer participante, sem a necessidade de instalar aplicativos ou extensões. Outro benefício é a integração com o Google Suite, conectando as videoconferências com o calendário de cada funcionário, por exemplo.
Pode realizar chamadas com até 250 pessoas ou fazer uma transmissão ao vivo para 100 mil usuários. Essas reuniões também podem ser gravadas e armazenadas no Google Drive.
Ele está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).
Ferramentas de organização
Trello
O Trello é uma ferramenta para organizar projetos colaborativos e ter mais produtividade. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos. É possível adicionar data de entrega, anexos e comentários em cada projeto. E ele também é integrado com outros aplicativos, como Google Suite e Slack.
A ferramenta é semelhante à organização dos lembretes com post-its e está disponível para Android, iPhone e PC.
Bitrix24
A Bitrix24 é uma plataforma de gerenciamento de projetos e colaboração que gera relatórios, faz controle de tempo em atividades, possui grupo de bate-papo e mais outras 35 ferramentas à disposição de sua empresa A marca ampliou a versão gratuita para uso ilimitado de usuários devido ao momento da pandemia.
A ideia é gerir diversos aspectos operacionais de seu negócio em um único ambiente virtual.
BRy Cloud
Desenvolvido pela BRy Tecnologia, o BRy Cloud é um serviço de assinaturas digitais que garante a autenticidade e legalidade de documentos digitalizados, que podem ser armazenados em meio eletrônico. O BRy Cloud armazena certificados digitais, espécie de CPF ou CNPJ eletrônico, na nuvem e permite que as assinaturas possam ser feitas por celular, tablet ou smartphone. A ferramenta tem uma versão gratuita.
Toggl
Em casa, sem supervisão, talvez você se sinta tentado a dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais. Com esse aplicativo você poderá verificar se aquela pausa para acesso às redes sociais foi realmente rapidinha ou se levou mais tempo do que deveria. Auxiliando assim você a se organizar melhor.
Ele controla o tempo que você leva para concluir determinada tarefa gerando relatórios sobre sua produtividade. Ajuda a acompanhar em que você e sua equipe estão gastando mais tempo.
É um aplicativo para Android, iOS e web que ajuda a registrar o tempo gasto nas tarefas cotidianas. Disponível em Versão para Android e iOS.
Google Suite
Essas ferramentas já são uma realidade na vida de praticamente todo mundo. O Google permite que qualquer pessoa faça uma conta e coloque os seus arquivos, documentos e imagens em nuvem, ou seja, dispensa o uso de memórias físicas, como HDs e Pen Drives.O Google Suite fornece versões profissionais de ferramentas como Gmail (e-mails), Documentos, Drive (armazenamento de arquivos) e Agenda (calendário). Todas essas ferramentas têm versões gratuitas e o grande trunfo está no compartilhamento: é possível compartilhar e editar em tempo real arquivos como tabelas, textos e apresentações em slides. Os documentos ficam armazenadas na nuvem do próprio Google.
Já usava algum desses aplicativos ou nunca tinha ouvido falar? Compartilhe aqui com a gente como está sendo a sua experiência de estar trabalhando home office.