Afinal, porque se fala tanto em Lead?

como conquistar lead

Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente, certo?

Toda a estratégia, principalmente de Marketing Digital, é focada na geração de contatos capazes de se transformar em clientes.

É aí que entra o Lead, uma estratégia do Marketing Digital para captar um usuário que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

Mas como fazer isso?

Separamos algumas dicas especiais de como atrair mais leads para o seu negócio.

 

–  O que são Leads? 

Essa ainda é uma pergunta muito frequente entre as pessoas. Embora muitas delas consumam, não sabem o real significado desse tipo de serviço.

Vamos imaginar que uma pessoa entra em uma loja física ou qualquer outro tipo de comércio. Essa pessoa é um potencial cliente para o seu negócio.

Da mesma forma acontece quando um usuário entra em um site ou página de uma marca.

Sendo assim, ele se configura como um lead, nome dado no Marketing Digital para quem tem interesse em compras online.

Um exemplo claro e que você provavelmente já vivenciou: com certeza você entrou em uma página na internet que mostrava as informações de um determinado serviço ou produto, e em alguma parte dessa página, alguma forma de contato era solicitada.

Então, se ficou interessado você colocou o seu contato. E pronto, você acaba se se tornar um lead!

 

– Por que eu preciso gerar Leads?

Depois de saber um pouco mais sobre o assunto, você já deve ter entendido a importância da geração de leads para o aumento de receita para seu negócio, certo?

Se ainda não se convenceu, sem problemas! Vamos reforçar um pouco mais essa ideia aqui.

Vamos supor que você precisa de um técnico de ar condicionado e não conhece nenhum na sua região. Como todo mundo hoje em dia, você vai pesquisar na internet um serviço por perto.

Você encontra duas empresas. Em uma delas, vê uma página com os dados de contato e algumas imagens aleatórias de peças de ar condicionado.

Em outro, você tem uma página falando exatamente sobre o seu problema (um vazamento de gás, por exemplo), e você ainda pode deixar seu contato para agendar uma visita, receber informações e dicas de manutenção para que isso não ocorra mais vezes.

Qual deles mais chamaria a sua atenção?

Provavelmente o segundo, né?

Isso acontece porque você precisa cativar o seu possível consumidor, atraindo-o para a sua página de forma que possa ajudá-lo.

A partir daí, você constrói uma relação de confiança com alguém que já está interessado no que você tem a oferecer e aberto para uma possível oferta dos seus serviços ou produtos.

Viu só como é importante gerar leads?

É preciso dialogar com pessoas que já têm interesse no que você tem a oferecer!

Nutrir um bom relacionamento com possíveis novos clientes, os deixará mais confortáveis para que escolham você como parceiro de um negócios no futuro.

Quanto mais clientes em potenciais você tiver à sua disposição, maiores serão as chances de aumentar os resultados da sua empresa no médio e longo prazo.

Para isso acontecer, você precisa estar fera nas técnicas de atração e captação de leads. E aprender também a converter seus visitantes com as melhores estratégias para o seu negócio.

 

– Mas como o lead chega até você?

O lead pode chegar até você de várias formas e, também, você pode encontrá-lo.

A grande verdade é que existem inúmeras estratégias para geração de leads, algumas já foram testadas e comprovadas como eficientes, mas sempre pode mudar de cenário para cenário, então é muito importante que você faça testes.

Parece óbvio dizer que é preciso informar o potencial cliente, mas o fato é que não basta apenas jogar as informações para o usuário.

É preciso oferecer o que o leitor quer saber, de forma atraente, direta e fácil.

Vamos mostrar algumas estratégias que podem ajudá-lo a crescer seu número de leads:

 

1) Blog

Uma ferramenta super importante para atrair usuários qualificados e consequentemente gerar leads, o segredo aqui é produzir conteúdo de forma eficiente para que o SEO gere tráfego orgânico para sua página.

 

2) Redes Sociais 

Para você que ainda não tem um tráfego relevante, pode usar e abusar desse canal para acelerar sua geração de leads com a opção de mídia paga.

As ferramentas mais comuns para geração de leads são o Instagram, Facebook e Google Ads, mas existem outros que dependendo da sua persona pode funcionar também.

Como tudo no mundo do Marketing Digital, você deve testar qual público e quais palavras-chave são ideais para seu mercado, no começo é normal investir sem retorno, mas necessário para conversões futuras.

Mas é muito importante lembrar que você não deve depender dele para sempre: a compra de mídia está cada vez mais cara e competitiva.

O que pode render bons resultados em redes sociais também é o Call to Action, que nada mais é do que link de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora”.

O principal objetivo de um CTA é direcionar os usuários para avançar em um processo de conversão online.

Lembrando claro que o Call to Action precisa ser convidativo para que o potencial cliente forneça seus dados de contato.

 

3) E-mail Marketing

Um canal muito poderoso para geração de leads, mas use com sabedoria!

Ao passar do tempo, a sua lista de contatos aumentará e o e-mail marketing será um excelente canal para divulgação e lançamento de materiais.

Sempre lembrando: faça seus testes e defina qual dia e horário é melhor para os disparos.

 

4) Responda perguntas dos internautas 

Os buscadores da internet (Google e Yahoo) são os principais meios para o usuário pesquisar informações e tirar dúvidas.

 

5) Comarketing

Parcerias com outras empresas para que ambos os lados ganhem são sempre bem-vindas e no marketing não é diferente. Trabalhe em conjunto com diversas empresas para aumentar o alcance de potenciais clientes.

Apostamos que depois de ler até aqui você sabe o que é lead e como ele é importante para o seu negócio.

Investir em leads é sempre uma ótima estratégia de entrar em contato com um usuário que está interessado no seu serviço ou produto.

Ou seja, o lead leva você ao potencial cliente e, assim, bastará apenas convertê-lo em seu consumidor.

Porque interessado ele já está!

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