O Coronavírus (Covid-19) chegou e pegou todo mundo desprevenido. A pandemia vem se proliferando rapidamente em todos os cantos do mundo e nos afetando em todas as áreas.
Estamos passando por um momento muito difícil, em que mudanças drásticas são feitas do dia para noite. As incertezas relacionadas à disseminação do Coronavírus pelo mundo já estão afetando o comportamento dos consumidores.
Os segmentos de viagens, as grandes redes varejistas, autônomos, empresas de pequeno porte, entre outros estão sentindo a tensão desse período. Grande parte do comércio teve que fechar as suas lojas e empresas estão cancelando eventos e cursos.
E agora, como se comportar diante desse momento?
– Tenha paciência!
O assunto do momento é sobre saúde. Então, não adianta tentar concorrer com a atenção do consumidor mudando o foco.
A crise do Coronavírus expõe uma necessidade das marcas serem flexíveis e se adaptarem às mudanças. Quando o contexto e o padrão em que as pessoas vivem mudam, as marcas devem se perguntar: como posso agregar valor considerando essa nova realidade?
Apoie seus clientes e a população em geral da melhor maneira possível. Evite o oportunismo! Agir de maneira empática e genuína é essencial e pode fazer com que você ganhe a confiança do público, por exemplo. Proporcione o aprendizado na vida das pessoas nesse cenário tão conturbado.
– Ajude como puder!
Em meio a essa crise na saúde sem precedentes, marcas estão se mobilizando contra a doença e criando ações para combater essa pandemia.
No Twitter, a conta da 99 puxou uma conversa com outras empresas: como OLX, Ricardo Eletro, Rappi, Oi, Privalia, Youse, Havaianas, Alelo e Johnnie Walker, entre outros.
As publicações contêm dicas das empresas sobre como se prevenir e de como trabalhar no esquema de home office, por exemplo.
As marcas também criaram a conta @distanciasalva no Instagram, convidando as pessoas a compartilhar depoimentos em vídeo, com a hashtag #DistânciaSalva, contando suas experiências para combater o Coronavírus ou, então, mostrando de alguma forma que é possível manter a união mesmo à distância.
Se a sua empresa é pequena, mostre através das suas redes toda a sua empatia sobre a causa. Troque dicas e aprendizados com outras marcas, mostre os bastidores da sua empresa durante esse período, poste conteúdos verdadeiros e seguros que podem realmente ajudar.
Atitudes como essas atraem a atenção na mídia, podendo trazer novos clientes.
– Não desista.
Guarde como aprendizado esse momento atípico e não desanime!
Já que a orientação é não sair de casa, as pessoas estão voltando a sua atenção cada vez mais para a internet. Aproveite para manter a constância e aprofunde o relacionamento com os usuários, aproximando a sua marca do público alvo.
A situação irá voltar ao normal, só precisamos ser conscientes e persistentes!