Você já ouviu falar em webinar?

webinar na internet

PSe é verdade que o futuro da internet são os vídeos, como indicam pesquisas, você precisa saber o que é webinar.

Possivelmente você já ouviu falar e até já participou de um webinar. Nada mais é do que um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico.

Essa é mais uma poderosa ferramenta de Marketing Digital, capaz de gerar leads e de atuar no processo de nutrição até a sua concretização como clientes.

O webinar também é perfeito para entregar conteúdos ricos e firmar sua autoridade.

Quer aproveitar todos esses benefícios no seu Marketing Digital?

Então se liga nessas dicas feitas especialmente para você.

 

– O que é webinar?

Webinar é uma videoconferência com fins comerciais ou educacionais, na qual uma empresa utiliza uma plataforma online para uma comunicação em via única. Esse formato de conteúdo vem ganhando bastante destaque, especialmente em estratégias de Marketing de Conteúdo.

Para entender a ferramenta melhor, e o seu potencial dentro da estratégia de Marketing, vamos fazer uma comparação com o mundo offline.

Vamos imaginar que você gostaria de lançar um novo produto e adoraria fazer uma apresentação ao público.

Ou, quem sabe, pense em realizar uma palestra para reforçar sua autoridade em determinado assunto junto ao seu público.

Em vez da logística de lotar um auditório e cuidar de todos os detalhes que um evento desse exige, você faz da internet o seu local de realização.

Além da eficiência agregada a essa ação, o alcance que pode ser gerado, é ilimitado.

É bem diferente de realizar a mesma palestra, seminário ou conferência presencialmente, pois nesse caso seu público fica restrito à capacidade do espaço utilizado, e até mesmo a região.

O webinar também é utilizado em abordagens mais diretas, que direcionam o comprador diretamente para a ação de compra ao falar sobre um determinado produto ou serviço. Trata-se de um tipo de conteúdo muito eficaz para lidar com leads.

Além desses pontos, a ferramenta é bastante útil para otimizar o relacionamento com o cliente.  Pois traz o oferecimento de conteúdos exclusivos, tutoriais e interações em tempo real, enriquece a experiência dos consumidores, possibilitando sua fidelização.

 

– Quais os benefícios de webinar?

A ação vem se mostrando um recurso cada vez mais útil para empresas otimizarem a relação com o público.

Antes de falarmos de forma detalhada das principais vantagens de um webinar, vamos apresentar alguns números que reforçam a necessidade de você experimentar essa estratégia.

De acordo com pesquisa realizada no site da  Cisco, até 2020, mais de 80% de todo o tráfego na internet vai se dar por meio de vídeos.

Isso reforça que, aquilo que hoje talvez seja utilizado para se diferenciar da concorrência, em breve será condição obrigatória para sobreviver no meio digital.

É ou não um ótimo motivo para começar a usar logo essa poderosa ferramenta a seu favor?

1)    Atenção

Não é por acaso que a preferência pelo conteúdo em vídeo vem crescendo entre os usuários.

Isso acontece porque boa parte dos usuários online gosta de consumir informação dessa forma, para muitas pessoas, é muito mais interessante assistir um vídeo falando sobre um assunto do que ler um artigo explicando-o detalhadamente.

O que não significa que você deva abandonar a estratégia de conteúdo em textos, mas que, ao somar, garante um maior nível de atenção do público.

2)    Engajamento

Você já sabe que o engajamento é uma das métricas mais importantes no Marketing Digital, não é? E o que pode ser melhor para potencializar esse fator? Transmissão ao vivo!

Permitir ao usuário ver você em um vídeo ao vivo leva a conexão a outro patamar e estimula o engajamento.

Essa relação de proximidade é ótima para concretizar conversões.

3)    Autoridade

Uma ótima oportunidade para reforçar a sua autoridade no assunto que aborda. Recentemente até comentamos aqui no blog em um post sobre vídeos, uma de nossas clientes com canal no Youtube em que estamos acompanhando o crescimento de pertinho.

O poder da comunicação por vídeo está na alta capacidade de persuasão.

Basta demonstrar real domínio sobre o que está falando para ser percebido dessa forma pelo público.

4)    Tráfego

Um site comercial bem estruturado é essencial para qualquer estratégia de Marketing Digital. Contudo, de nada adianta contar com um site excelente se o público não desenvolver o hábito de visitá-lo.

Para assegurar isso, é preciso mais do que boas técnicas de SEO. Acima de tudo, os visitantes do seu site precisam se deparar com conteúdos originais e pertinentes, de modo a valorizar a experiência proporcionada na visita. Para isso, diversificar o conteúdo é fundamental.

Um webinar provoca uma verdadeira reação em cadeia positiva.

Primeiro, vêm os leads que alimentam a sua lista de e-mails.

Depois, surgem as interações com seu site, blog e redes sociais.

Como consequência, há um aumento do público com potencial interesse nas soluções que oferece.

5)    Vendas

Não há dúvidas de que é muito mais difícil convencer um cliente sobre uma necessidade de compra escrevendo do que falando.

Só por esse motivo já fica claro o benefício de um webinar.

Inclusive, um webinar funciona muito bem para esclarecer pontos sobre a solução que oferece e eliminar qualquer tipo de bloqueio com relação ao seu produto ou serviço.

 

Como fazer um webinar?

Diferentemente do que você pode imaginar, fazer um webinar é simples e não é necessário um estúdio super profissional para isso. Para começar, basta você, um computador e um objetivo.

O sucesso da ação depende de planejamento. O ideal é que se dedique a detalhes da estratégia com um mês de antecedência. Também é indicado criar uma sequência de etapas para antes, durante e depois.

Você já entendeu o que é webinar e a sua importância, mas ainda se sente um pouco perdido?

Não se preocupe! Confira agora o passo a passo a seguir para criar um webinar de sucesso.

1)    Escolha uma Plataforma

Existem atualmente diversas plataformas utilizadas para a realização de webinars, algumas gratuitas e outras pagas.

Para essa decisão, considere a sua necessidade e como a ferramenta que pretende utilizar atende ao que precisa.

É fundamental que ela possibilite uma experiência satisfatória para o usuário, ou seja, realize a transmissão com qualidade, sem a ocorrência de travamentos ou ruídos.

Uma das escolhas mais famosas é o YouTube, até pelo fato da plataforma já ser utilizada pelo público para assistir vídeos. Além disso, o site traz a possibilidade de monetizar os vídeos exibidos nele, o que é um atrativo a mais para sua empresa.

Se a ideia é realizar uma transmissão mais complexa, uma boa opção é a GoToWebinar, uma plataforma criada especialmente para webinários. Ela auxilia o realizador a enviar convites, criar enquetes, responder perguntas e conta até com um modo de ensaio, para evitar imprevistos durante o evento.

Temos ainda o Facebook, que apresenta como principal vantagem a própria popularidade. A rede social é a mais popular do planeta, mas apresenta limitações para webinars. É impossível, por exemplo, que o usuário visite outro site sem interromper a transmissão.

Esses serviços de streaming são suficientes para realizar uma transmissão ao vivo e interagir com seus participantes por meio do chat.

Além disso, gravam os vídeos durante a transmissão, permitindo que os usuários assistam em outro momento pelo mesmo link.

2)    Defina o tema

Essa parece ser a etapa mais fácil, mas não se engane.

Os resultados da sua ação em vídeo dependem necessariamente do tema que irá apresentar.

Então, se você não sabe por onde começar, uma boa ideia é olhar para os seus próprios conteúdos e buscar aqueles que causam maior impacto positivo na sua audiência.

Outra dica é utilizar ferramentas de palavras-chave, como por exemplo o Google Keyword Planner e SEMrush. Elas podem ajudar a identificar os termos mais buscados pelas suas personas. Com base nisso, é viável descobrir os tópicos mais relevantes para os seus consumidores e desenvolver seu webinário de forma interessante e atraente.

3)      Planeje a divulgação

Chegou a hora de atrair inscritos para o seu webinar. Aqui você pode contar com diferentes canais de comunicação, usando tanto tráfego orgânico como tráfego pago.

Por isso, vale a pena enviar um e-mail marketing e estender o convite às redes sociais, tanto no Facebook quanto no Instagram. Não esqueça de sempre deixar um link direcionando o público. Dessa forma, além de aumentar o alcance, você ainda intensifica a geração de leads.

Com pouca verba, também é possível ter ótimos resultados com mídias pagas, como Facebook Ads e Google AdWords.

Além disso, você deve explorar seu site e blog, incluindo CTAs (calls to action) nos textos, pop-ups e mensagens no chat.

4)    Avalie os resultados

É muito importante estabelecer metas para o webinar e, após o evento, verificar se elas foram alcançadas.

O número de participantes é o primeiro fator, é claro! Ele condiz com suas pretensões?

E sobre a quantidade e a qualidade das interações durante o webinar, o que tem a dizer?

Os feedbacks obtidos nessa etapa são fundamentais para a aprimorar futuros webinários e para entender melhor as motivações e características do público.

É interessante ainda promover uma pesquisa junto àqueles que assistiram ao evento online, por exemplo, pode ser realizado por e-mail ou algum post nas redes sociais.

Agora que aprendeu o que é webinar, como funciona, seus benefícios e como fazer, você está pronto para gerar e qualificar leads por meio da ferramenta.

Como vimos ao longo do post, essa é uma grande oportunidade para conquistar relevância e aumentar as vendas.

Estamos passando por momento de quarentena no Brasil por conta do Corona Vírus (COVID-19). Faça dessa situação uma ótima oportunidade para planejar novas formas de conteúdo, ajudar sua audiência, e até mesmo alcançar novas pessoas.

Então, mãos à obra!

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