Crise, a palavra que todo brasileiro conhece bem! Nesse momento de pandemia, onde tudo parou, bate aquela insegurança: o que fazer agora?
Em momentos como esse, o poder de compra tende a diminuir, afetando diretamente o consumo. Isso faz com que os negócios sintam o impacto diretamente no número de vendas, que começam a cair ou ficar bem abaixo do patamar considerado padrão.
Nesse momento, ficar de braços cruzados não é a solução!
Por mais difícil que pareça, é possível aumentar as vendas e vencer a crise se o seu negócio seguir o caminho correto. Mas sem um bom planejamento, negócios de todos os ramos podem não resistir à instabilidade financeira que atinge o país.
A boa notícia é que há certas estratégias capazes de ajudá-lo a crescer quando o cenário nacional não é favorável.
E é exatamente isso que você aprenderá hoje: como superar esse momento adverso. Selecionamos abaixo algumas dicas para auxiliá-lo nesse processo
– Seja realista, mas não pessimista
Lembre-se: uma postura muito pessimista só irá atrapalhar a tomada de decisões.
Por isso, entenda o problema e mantenha-se informado
O momento de crise é muito desafiador porque, além do problema principal, acaba acarretando outras questões que complicam o dia a dia e a logística de trabalho e de vendas. Por isso, o conhecimento é essencial. É preciso que você esteja completamente por dentro da situação, analise os dados e mantenha-se informado. Isso é importante não só para saber o que está acontecendo agora, mas para se preparar para o que está por vir.
O óbvio precisa ser dito e é importante tentar manter o foco nas soluções. Continue conferindo as notícias em portais confiáveis e também as análises sobre a economia e a área de marketing. A crise não é estática, ela está em movimento constante e você precisa se adiantar estrategicamente.
– Encare a realidade e faça cortes NECESSÁRIOS
Não precisa começar a fazer corte de pessoas na sua empresa de imediato para se precaver, assim como você não precisa parar de investir em marketing e outras estratégias por medo.
Esse é o momento de você fazer cortes necessários, ou seja, de gastos que você pode evitar e que não são essenciais para seu funcionamento no momento. Análise ferramentas que você pode deixar de lado no momento ou mesmo que pode negociar para diminuir o valor de contrato.
Essas pequenas ações já ajudam a mudar a realidade do seu caixa e a preparar você para focar seus esforços no que é realmente importante: vender mais.
– Cuidado ao mexer nos preços
Pode parecer meio lógico: se as vendas caíram, então é só abaixar o preço para atrair mais clientes e gerar mais vendas. O que não é totalmente verdade! Claro que normalmente preços menores em uma crise são atrativos, porém por outro lado você pode colocar o seu negócio em risco
De fato, quando se baixam os valores a sua lucratividade passa a ser menor. Somado a isso, entra a questão de que a estrutura e os insumos podem ficar mais caros durante a crise, então restam ainda menos recursos para investir no negócio se os preços forem reduzidos.
Uma outra questão é que se você abaixa o preço os clientes podem achar que o produto é de baixa qualidade ou então podem não querer comprar quando o preço subir novamente, já que tiveram um “aperitivo” de um preço mais baixo.
Seguir o caminho contrário e aumentar os preços devido ao aumento dos custos também não é a melhor solução, já que isso gera ainda menos vendas. Em vez disso, é preciso adotar novas estratégia de precificação que seja adequada aos objetivos e metas.
– Foque em um atendimento diferenciado
Em época de dificuldade financeira, é natural que o público fique bastante exigente em suas aquisições.
Vender sempre significa oferecer ao cliente algo que ele quer ou precisa no momento certo. Para conseguir isso, é preciso entendê-lo. Sendo assim, essa é a hora certa para conversar, compreender melhor quem é o seu cliente, quais dificuldades ele está enfrentando e como o seu produto é relevante para ele.
Quando uma crise surgem, muitos comerciantes tentam empurrar seus produtos sem se preocuparem com a satisfação do comprador.
E o resultado dessa abordagem não costuma ser bom para a marca.
Ao criar uma proposta de valor e que seja realmente atrativa, o cliente se sente muito mais disposto a gastar com o seu produto, ainda que a crise também afeta o poder de compra dele.
Por exemplo: vamos supor que você vende acessórios e aborda o conceito de estilo e autoestima. Agora, talvez você precise mudar o foco para “vender” proteção, ou seja, objetos que protegem mais o corpo para sair na rua e até mesmo máscaras de tecido para o rosto.
Podemos notar que o principal para as marcas é entender como se posicionar da forma certa, pois as pessoas estão esperando algum tipo de comunicação.
É necessário que todas as comunicações sejam feitas com empatia. Os negócios precisam continuar ofertando seus produtos e serviços, mas sempre com muita atenção ao contexto da crise, além disso, também é necessário averiguar se estão sendo fiéis aos seus valores e à responsabilidade com o momento atual.
O papel ideal para as marcas é aquele em que elas não só buscam por melhores resultados para si próprias, mas é o de oferecer assistência para seus consumidores.
Sua intenção precisa ser de formar uma parceria vantajosa para ambas as partes.
– Velocidade e flexibilidade é fundamental
A adaptação é crucial no momento de crise! Uma grande parte das empresas e suas vendas cresceram impulsionadas pela forte demanda da economia e agora a realidade é diferente. Neste novo cenário é preciso ter velocidade para tomar as decisões corretas e ainda mais rapidez para fazer os ajustes que se façam necessários ao longo do percurso.
Se a sua empresa consegue ter a flexibilidade para lidar com as incertezas e mudanças constantes do mercado em um período difícil, possivelmente terá mais sucesso. Afinal, as soluções que você vende não ficarão obsoletas, mas tentarão se modificar para continuar atendendo as pessoas.
Você precisa estudar o mercado, os concorrentes e entender mais sobre as possibilidades do seu próprio negócio. É melhor errar ajustando e se adequar rapidamente do que ficar esperando algum milagre acontecer.
– Acredite no potencial da sua empresa
Para passar por esse período, precisamos analisar outros momentos de crise no mundo e entender tudo o que foi feito. No passado, as empresas que demitiram um grande volume de funcionários apenas por precaução, passaram também por grandes dificuldades no pós-crise.
Estamos passando por meses de muita instabilidade, mas temos que ter a consciência de que, em algum momento, essa fase vai passar e se não só desacelerarmos, mas pisarmos completamente no freio, depois pode ser muito pior.
É preciso continuar acreditando na sua empresa e nos seus colaboradores. É necessário continuar investindo em estratégias de marketing para alcançar os clientes certos. Este é o momento de continuar apostando em ações inteligentes para não perder vendas. A crise vai passar e o público vai voltar a buscar por produtos e serviços na internet. Você estará pronto para absorver essa demanda?
– Dê atenção a quem já é cliente
O potencial de uma marca para criar valor está relacionado ao engajamento emocional com o público. Para as pessoas, quanto mais prestativas as empresas forem demonstrando confiança, mais valor emocional elas terão em suas decisões.
Conseguir mais vendas não precisa e não deve significar, necessariamente, atrair novos clientes. Em vez de focar apenas nos novos clientes, você também deve dar atenção a quem já comprou com a sua empresa.
Portanto, é válido focar na fidelização dos consumidores.
Isso porque pode ser mais fácil cultivar um cliente que já se interesse pelo seu trabalho do que cativar um novo.
Também cultive canais de comunicação para entrar em contato quando houver novidade nos produtos, oferecer vantagens ao consumidor fiel ou mesmo realizar um pós-vendas de qualidade são atitudes que fazem com que os clientes realizem compras recorrentes.
Essa é uma forma simples de como aumentar as vendas em tempos de crise que grande parte das empresas deixam passar.
– Não deixe de se comunicar
É muito comum que com a crise, alguns setores da empresa sofram mais intensamente. Normalmente, o marketing é um deles. Por não ser considerado um setor essencial para o funcionamento da empresa, as verbas são reduzidas ou até mesmo cortadas.
O problema, porém, é que é justamente o marketing o responsável por gerar novas oportunidades de vendas, seja com clientes novos ou recorrentes. Por isso, se você realmente quiser aumentar as vendas é preciso investir em campanhas de marketing estratégicas e segmentadas, pois isso ajudará na conquista de novas vendas.
São diversas ferramentas que podem ser usadas: como facebook, facebook ads, twitter, instagram, adwords, automação de marketing e etc.
Mesmo na crise é possível aumentar as vendas e virar o jogo. Mas para isso, é preciso atuar de maneira planejada e estratégica, aproveitando todo o potencial oferecido pelo seu mercado da maneira correta.
Independentemente da sua escolha, é imprescindível agir e não deixar de lado a oportunidade de crescer e vender mais na crise.
Agora você já conhece algumas dicas de como aumentar as vendas e vencer a crise. Quais são as suas dificuldades em mudar a situação? Tem alguma outra sugestão que gostaria de acrescentar à lista? Deixe o seu comentário!