Instagram Shopping: saiba como dar um UP na sua marca

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Em tempos de quarentena, uma lojinha online com os seus produtos pode ajudar e muito, né?

Fotos, vídeos, efeitos, stories, curtidas, comentários, lives e por aí vai. O Instagram já é um recurso bastante utilizado por todos os tipos de usuários, seja pessoal ou profissional. Diversas marcas já estão integradas na rede social! O aplicativo tem cerca de 50 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil. Então, quem valoriza uma boa interação com o público, provavelmente faz uso frequente do Instagram.

Com tanta visibilidade, o app é visto como um grande canal de divulgação dos produtos. Atuando como uma vitrine, ele apresenta ao público diferentes mercadorias e facilita a comunicação entre a marca e consumidor.

Portanto, o aplicativo percebeu que só postagens já não estava ficando tão efetivo, já que, para comprar o que deseja, o usuário precisa interromper a navegação no aplicativo e buscar mais informações em outras páginas. Percebendo a necessidade da mudança, eles lançaram o Instagram Shopping.

Dessa forma, ele oferece praticidade aos usuários por permitir vendas diretamente pela plataforma, sendo possível inserir tags com detalhes sobre o produto e facilitando o fechamento do negócio.

Quer saber como fazer? Continue no post e confira o passo-a-passo.

 

– O que é o Instagram Shopping?

Essa é uma funcionalidade que se parece com uma vitrine imersiva.

O Instagram Shopping é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”.

Nesse espaço, é possível colocar todos os produtos que estão disponíveis para compra.

Por exemplo, nas fotos e Stories de perfis conectados ao Instagram Shopping, há a possibilidade de clicar na tela para observar detalhes (como nome e preço) sobre os produtos que aparecem na imagem.

Dessa forma, não há mais a necessidade de vender somente pelo link da bio do perfil, por exemplo. Com a abinha do Shopping, fica mais fácil divulgar o produto, já que o caminho para isso foi encurtado.

Por exemplo, quando o usuário clica na foto da mercadoria que ele deseja, além dela ser ampliada, ainda aparece um botão para redirecionamento, levando os usuários a visualizar o produto dentro do site.

 

– Como o Instagram Shopping pode ajudar o meu negócio?

Um ponto bem positivo é fornecer a facilidade de compra para o usuário. De fato, esse recurso descomplica muito todo o processo de compra.

Uma outra grande vantagem do Instagram Shopping é a possibilidade de ser encontrado por desconhecidos. Ou seja, por usuários da rede social que ainda não são seus seguidores.

E como isso acontece?

Por meio do “explorar” e “pesquisar”, ou seja, pessoas que não conhecem a sua marca podem encontrá-la e render futuros negócios, o que é demais.

Portanto, em resumo, o Instagram Shopping é uma experiência imersiva que busca proporcionar um tour digital completo e apresentar produtos aos potenciais compradores.

Tudo isso de uma maneira prática e ágil, sem a necessidade de deslocamento.

 

– Como funciona o Instagram Shopping?

Para explicar como funciona o Instagram Shopping, vamos usar um exemplo.

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma loja de itens de decoração para casa com um cadastro no Instagram Shopping, certo? Faz algumas fotos usando peças do seu estoque, como tapete, vasos e quadros.

Ao postar esse conteúdo no Instagram, vai ser possível colocar etiquetas em cada um desses itens. Todas elas também possuem o ícone “toque para ver”.

Se o usuário realiza a ação recomendada, são revelados os nomes dos produtos, mais o adicional de preço como opção.

Vamos imaginar que o usuário escolheu pelo tapete, por exemplo.  Ao clicar na etiqueta, então, uma nova aba será exibida. Nela, há uma foto somente do produto e alguns detalhes como preço, material e mais informações.

Logo abaixo, há um botão com um CTA (chamada para a ação), convidando o visitante à compra.

Assim que ele clica, é redirecionado à página externa do produto, bastando seguir os procedimentos normais do site para finalizar a compra.

Interessante, né?

Portanto, podemos dizer que o Instagram Shopping é a vitrine da sua loja em uma das mais populares praças virtuais.

Isso, por si só, já representa uma enorme razão para começar a usar a ferramenta.

 

– Como fazer para entrar no Instagram Shopping?

Gostou e viu que é uma boa ideia entrar?

Então, para isso, saiba que é preciso cumprir alguns requisitos.

 

1)     Mude sua conta para um perfil profissional no Instagram.

– Em primeiro lugar entre no Instagram

– Clique no ícone de pessoa no canto inferior direito da tela

– Clique no ícone de menu no canto superior direito da tela

– Selecione a opção “Configurações

– Selecione a opção “Conta

– No fim da página, selecione a opção “Mudar para conta profissional

– Siga então os passos necessários para configuração.

 

2)     Conectar Perfil Profissional a Página do Facebook

Para conectar o seu perfil profissional à página do Facebook, siga os seguintes passos:

– Entre no Instagram

– Clique no ícone de pessoa no canto inferior direito da tela

– Clique no ícone de menu no canto superior direito da tela

– Selecione a opção “Configurações

– Vá em opção “Conta

– Selecione a opção “Contas vinculadas

– Escolha o Facebook

– Clique em “Entrar

– Clique em “Vincular conta

– Em “Opções do Facebook”, clique em “Entre

– Conceda acesso clicando em “Continuar

– Escolha uma das páginas que você administra para vincular ao perfil.

Assim a sua conta profissional estará automaticamente conectada ao seu perfil.

 

3)     Ter um site e-commerce

O Instagram Shopping não é uma loja virtual por si só.

Na verdade, ele é um conector entre plataformas de e-commerce e a rede social.

 

4)     Criar Catálogo de Produtos (Facebook Business Manager)

Para criar um catálogo de produtos no Facebook, siga os seguintes passos:

– Acessa a sua fanpage

– Posteriormente selecione “Configurações” no topo da página

– Clique em “Modelos e guias

– Role até o fim da página e clique no botão “Adicionar uma guia

– Selecione a opção “Loja” para ativá-la

– Volte à página inicial da fanpage e clique na aba “Loja” no menu à esquerda

– Leia e concorde com os termos e políticas do vendedor no Facebook

– Escolha as configurações que melhor se aplicam ao seu modelo de negócios

– Clique em “Adicionar produto” para inserir o primeiro item da sua loja.

Pronto!

 

5)     Conectar Catálogo de Produtos ao Perfil Profissional no Instagram

Para conectar o catálogo de produtos ao perfil profissional no Instagram, siga os seguintes passos:

– Acesse o Facebook

– Acesse o Gerenciador de Catálogos

– Escolha o catálogo que deseja vincular ao perfil do Instagram

– Selecione a aba “Casos de uso

– Escolha a opção “Compras no Instagram

– Selecione a opção “Conectar perfil

– Clique em “Adicione um novo perfil comercial do Instagram

– Posteriormente faça o login no pop-up aberto para a referente conta no Instagram.

Então, partir desse momento, você terá que solicitar uma avaliação pelo próprio aplicativo no Instagram.

Portanto, siga os seguintes passos:

– Acesse o Instagram e faça login no seu perfil corporativo

– Acesse a aba principal no canto inferior direito

– Clique no ícone de menu no canto superior direito da tela

– Selecione “Configurações

– Escolha a opção “Negócios

– Clique em “Compras no Instagram

– Siga os passos referentes para enviar a conta para análise.

Você poderá verificar o status da avaliação a qualquer momento.

Assim que for aprovado, receberá uma notificação do aplicativo e estará apto a começar a marcar produtos em suas publicações e Stories.

 

6)     Divulgue os seus produtos nos posts

Ufa, agora é chegado o momento de criar os posts nos quais os seus produtos serão marcados.

– Faça uma publicação no feed

– Durante o processo normal, aparecerá uma nova opção marcada como “Marcar produtos

– Depois disso clique no botão e selecione os produtos que deseja marcar

– Caso seja nos Stories, aplique uma figurinha para realizar a ação

– Defina em que local a etiqueta ficará na publicação

– Defina a legenda ou os outros elementos e clique em “Enviar”.

Feito isso, seus posts já estarão vinculados ao Instagram Shopping e prontos para multiplicar o seu número de clientes.

Assim que você começar a colocar em prática as dicas desse post, não se esqueça de voltar aqui para contar sobre as suas experiências nos comentários.

Queremos saber sobre seus resultados!

Como o Instagram Shopping tem ajudado você a vender mais?

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