Teste surpresa!
Responda:
Como calcular a taxa de engajamento do Instagram?
Qual a diferença entre impressões e alcance?
O que são interações?
Se você sabe a resposta para as perguntas acima, merece um abraço!
Mas, se ainda rola aquela dúvida com tudo isso, fique tranquilo. Nós também passamos por isso, às vezes.
Como não saber analisar as métricas do Instagram não é uma opção para quem precisa das redes sociais para trabalhar, fizemos este post para te dar um help. Além de te ensinar o que são essas métricas, neste post, vamos te ajudar a descobrir quais métricas do Instagram você pode (e deve) ficar de olho.
Mas, antes um lembrete importante: não basta apenas sair coletando os dados das métricas, é preciso ser capaz de transformá-los em informação relevante para a tomada de decisões estratégicas, ok?
Por que preciso aprender analisar as métricas do Instagram?
Mensurar os resultados é uma das atividades mais importantes dentro de uma estratégia de marketing.
Se você investe em uma estratégia de marketing, mas não acompanha os resultados dessas ações nas métricas no Instagram, é possível que você esteja perdendo muito dinheiro no meio desse processo.
Analisar dados é uma das práticas mais valiosas pro seu negócio. Só assim é possível entender o que tá dando certo pro seu público e no que você precisa parar de reservar tempo e dinheiro. É impossível saber se algo está dando certo ou não sem acompanhar os números.
Que números? Número de seguidores, taxa de engajamento, quantidade de cliques e muito mais.
Para acompanhar os resultados das suas publicações, colher dados de desempenho, alcance e engajamento você pode contar um recurso dedicado exclusivamente para a mensuração de resultados: o Instagram Insights.
O que é o Instagram Insights?
O Instagram Insights é uma funcionalidade dentro do próprio aplicativo da rede social que permite que você obtenha dados sobre alcance, impressões, interações, visualizações, de visitas ao seu perfil e até saber qual o melhor horário para postar no app.
O que é necessário para usá-lo?
Primeiro de tudo: você precisa transformar sua conta do Instagram em um perfil de negócios. Abra o seu perfil no Instagram e clique em Configurações (engrenagem no iOS ou três pontinhos no Android). Depois, é só selecionar a opção “Mudar para o perfil comercial “.
Agora que a sua conta está habilitada para usar o Instagram Insights, é só abrir o seu perfil e tocar no ícone com as barrinhas no canto superior direito da tela.
Vale lembrar que, se você acabou de configurar o perfil comercial, pode ser que alguns dados ainda levam um tempo para aparecer.
Quais métricas do Instagram preciso acompanhar?
As métricas do Instagram que você precisa acompanhar dependem diretamente dos seus objetivos.
De qualquer forma, vamos passar por cada uma.
Alcance
É o número de pessoas que viram/foram afetadas pelo seu post. Ainda que alguém visualize sua publicação 10 vezes, a métrica de alcance contabilizará apenas um.
Nessa parte geral, não há distinção entre “seguidor” e “usuário novo”. Só é possível ter acesso a esse número na visualização individual de cada post.
Não estranhe se o seu número de alcance estiver positivo em relação ao período passado enquanto o de impressões estiver negativo. Isso é totalmente possível e, inclusive, um bom sinal se o seu objetivo for alcançar mais pessoas. Significa que seu conteúdo alcançou pessoas diferentes, em vez de mostrar o mesmo post para os mesmos usuários repetidas vezes.
Impressões
As impressões são a quantidade de vezes que um post, Stories ou seu perfil foram visualizados dentro de um determinado período de tempo.
Por exemplo, se um usuário viu seu post cinco vezes, você terá cinco impressões e um alcance.
Conseguiu entender a diferença entre eles?
Esse número costuma ser maior que o de alcance, justamente porque uma pessoa pode ver sua publicação inúmeras vezes. E, toda vez que ela vir sua publicação, o Instagram contabilizará como impressão.
Interações
É toda ação que um seguidor realizar na sua publicação (curtir, comentar, compartilhar).
Além disso, é importante você saber que o Instagram não permite que a gente exporte os dados em um arquivo. Assim, se quiser ter uma visão ampla de um período por completo ou precisar apresentar esses dados pra alguém, é necessário coletar esses dados manualmente.
Visitas ao perfil
O Instagram Insights te dá o número de visitas que seu perfil recebeu nos últimos dias. Essa métrica também oferece um comparativo com o período de 7 dias anterior.
E, mais uma vez, é bem importante que você mantenha uma consistência de posts para conseguir coletar esses dados com mais qualidade. Afinal, se você postou menos conteúdo no período de sete dias passado, é claro que o seu número visitas serão menores que a do período atual.
A pergunta que deve ser feita em relação a esse número é: o que você fez e como fez para ter alavancado as visitas ao perfil?
As publicações com “link na bio” podem aumentar esse número. Afinal, para acessar o link da sua bio a pessoa precisa necessariamente visitar o seu perfil.
Cliques no site
Da mesma forma que os outros dados, essa métrica também oferece um comparativo com o período de sete dias passado.
Quantos cliques no site da sua bio você teve nessa semana? Foi mais ou menos do que no período passado? Mais uma vez, chamadas como “link na bio” são determinantes para esse tipo de métrica.
Outros fatores que podem impulsionar essa métrica é o lançamento de um novo produto ou uma promoção, por exemplo.
Não esqueça que essa taxa de cliques pode estar diretamente ligada com a taxa de conversão para o site.
E-mails
Representa o número de toques de usuários para enviar um email para você. Chamadas para ação e promoções são tipos de publicações que podem interferir nesse número.
Essa é uma das métricas que podem variar muito de perfil para perfil. Algumas empresas trabalham diretamente com vendas pelo e-mail. Por exemplo, empresas de móveis planejados geralmente fecham contratos e orçamento via e-mail. Nesses perfis, essa métrica com certeza vai ser mais alta. Em outros perfis, essa taxa será mais baixa e pode ser que isso não representa problema, já que pode não ser o seu objetivo.
Uma dica bem legal é tentar coletar esses dados nos mesmos dias da semana. Colher dados em dias diferentes pode fazer com que você perca métricas de um dia ou conte outro dia duas vezes.
Conteúdo
Nesta parte da ferramenta, é possível colher dados mais direcionados de cada publicação.
Mas se você quiser, também dá para ver os dados dos seus posts de forma individual.
Basta ir até o feed, clicar em uma publicação e depois em “Ver informações”, que fica logo abaixo da imagem.
Página inicial: seus seguidores, que viram sua publicação no feed deles.
Explorar: pessoas que viram sua publicação através da aba Explorar.
Perfil: pessoas que visitaram seu perfil e, só assim, clicaram no seu post.
Localização: pessoas que viram sua publicação através do feed de localização.
Hashtag: pessoas que viram seu post a partir de uma pesquisa de uma hashtag que você inseriu na publicação.
Outro: quando seu post é compartilhando via DM ou é clicado a partir da aba Seguindo, que aparece nas notificações do aplicativo.
Relatórios sobre Público
Estas métricas te ajudam a entender quem é seu público.
Aqui, é importante que você também avalie se está fazendo conteúdo para o público certo. Você atinge as pessoas do local, da faixa etária e do sexo para qual seu produto é pensado?
As métricas de público, sempre mostradas por percentual de grupo, são:
Principais localizações: as 5 cidades e os 5 países de onde a maioria dos seus seguidores é.
Faixa etária: a idade, por faixa etária, em que seus seguidores estão.
Gênero: de qual sexo, masculino ou feminino, seus seguidores são.
Seguidores: os horários e os dias da semana nos quais a maioria dos seus seguidores fica ativo no Instagram.
Analisando os Stories
Alcance
Analisar o alcance dos stories é um pouquinho diferente de uma publicação no feed comum. Você com certeza já entrou em perfil que colocou tanto story que as barrinhas lá em cima ficaram minúsculas, não é?
Pois é! Esse pode ser um fator para o seu alcance cair. É comum as pessoas passarem seus stories e o algoritmo do Instagram já sacou que não deve colocar o seu perfil entre os primeiros.
É bom criar horários e dias certos para postar. Além disso, colocar tags de localização, hashtags e marcar pessoas também pode ajudar você a dar um UP nos números dessa métrica.
Impressões
Estava procurando uma métrica que dissesse se o seu conteúdo foi bom ou não? É aqui mesmo! O número de impressões tem tudo a ver com a qualidade dos seus stories.
Um conteúdo chato vai ser facilmente passado pra trás ou, se não isso, será visto uma única vez. Por isso, é preciso criar fotos e vídeos tão atrativos que façam as pessoas quererem voltar para ver mais uma vez. Tem um post aqui no nosso blog com várias dicas para criar mídias engraçadas, que tragam um elemento surpresa ou mostram diferentes perspectivas sobre um assunto . Testa aí!
Toques para avançar
Quantidade de vezes que as pessoas tocaram na tela para ver a próxima foto ou vídeo.
Ter um alto número de toques para avançar não é legal. Pois, essa métrica pode indicar que você fez muitos stories irrelevantes ou desinteressantes.
Um story mal posicionado, com informações cortadas, também pode fazer com que as pessoas toquem para avançar.
Toques para voltar
Número de toques para voltar a ver uma foto ou vídeo na sua história. Significa que as pessoas gostaram tanto do seu conteúdo que quiseram voltar para vê-lo de novo.
Saídas
As saídas acontecem quando: um usuário sai do seu story para o do próximo amigo, fecha o Instagram enquanto está vendo o story ou puxa a tela para baixo, saindo do Stories e indo pro feed comum do Instagram.
Respostas
O Instagram permite que os usuários enviem uma mensagem direta enquanto visualizam uma foto ou um vídeo no Stories, e essa métrica se refere a esse número de respostas.
Deslizadas
Número de vezes em que os usuários fizeram o gesto de deslizar para pular a sua história e assistir a história da próxima conta.
Gostou do post? Agora me diz aqui nos comentários o que você acha das métricas do Instagram e com você usa essa rede social para alavancar o seu negócio.