18 ferramentas para gerenciar o seu negócio no marketing digital

Quais são as ferramentas de marketing digital mais importantes para quem tem um negócio online?

Bom, não existe regra.

Claro que nenhum aplicativo ou programa vai salvar seu negócio.

Mas eles podem facilitar (e muito) a administração do seu negócio digital, permitindo que você tenha mais tempo para focar no item mais importante: seus clientes.

Boas ferramentas focadas no Marketing Digital podem agregar muito à rotina de profissionais da área. Seja em grandes empresas, ou seja, para quem está iniciando. A verdade é que os softwares ajudam a automatizar tarefas, aplicar estratégias e monitorar o resultado de campanhas na web.

Praticamente, para toda demanda da rotina de Marketing Digital há uma ferramenta perfeita para ajudar no processo. Por isso, conhecê-las é fundamental para ter o máximo de desempenho.

Pensando nisso selecionamos as 18 ferramentas de marketing que são realmente fundamentais para melhorar a experiência de entrega dos seus produtos e serviços, que vão aumentar sua produtividade e, claro, consequentemente trazer mais resultados financeiros.

 

 Serviço de hospedagem para o seu site

Não é novidade que ninguém tem paciência de navegar pela internet.

Por isso, se o seu site não carrega completamente em segundos, o visitante já voltou para o Google para procurar a resposta em outro lugar.

O serviço de hospedagem do seu site terá um impacto significativo no seu negócio digital.

Ele é o responsável por manter, ou não, seu site, com suas ofertas e conteúdo, no ar.

Portanto, é um tipo de investimento fundamental se quiser garantir uma boa usabilidade do seu site e os resultados do seu negócio.

 

– WordPress (gratuito)

O WordPress é o principal serviço de hospedagem do mercado, graças ao seu painel fácil de ser operado, sua integração a várias ferramentas de gestão e, principalmente, sua imensa seleção de plugins, pagos e gratuitos, que ajudam a gerir melhor a rotina do profissional de Marketing.

Para usá-lo não é preciso ser um expert em desenvolvimento ou programação. Sua interface é bem intuitiva e por lá é possível criar blogs, sites, e-commerces e até portfólios.

 

 Wix (versão paga e gratuita)

O Wix é um dos criadores de sites mais conhecidos do mundo, com muitas opções de templates variados, o que ajuda o usuário a escolher o visual que mais se encaixa com sua empresa.

Afinal, ele é totalmente intuitivo e permite criar sites em HTML devidamente responsivos e de ótimo nível.

 

Analytics

Não tem jeito, sem um estudo adequado do que seu público-alvo procura nas ferramentas de busca na internet, não tem como fazer um bom trabalho de marketing digital.

Analytics são ferramentas que viabilizam monitorar e mensurar o resultado de campanhas na web.

Portanto, esses softwares têm o papel de trazer as principais métricas e acompanhar os indicadores que são utilizados e selecionados em campanhas de sites, redes sociais, blogs e o que mais for escolhido.

 

– Google Analytics (Gratuito)

O Google Analytics é a maior ferramenta de analytics disponível no mercado atualmente. É basicamente obrigatória para quem já tem um site, blog ou redes sociais.

É a solução gratuita mais completa para analisar dados do seu negócio no marketing digital, conhecer melhor o seu público, de onde vêm os seus visitantes e como eles se comportam nas suas páginas.

 

SimilarWeb (versão paga e gratuita)

A SimilarWeb também serve para analisar dados do seu site, mas com foco na comparação com a concorrência. Você tem acesso a estatísticas de tráfego, sites de referência e interesses da audiência sobre o seu próprio domínio, mas, também dos seus concorrentes.

 

 Open Site Explorer (gratuito)

O Open Site Explorer é um motor de busca de links, o qual fornece informações de páginas e domínios, o texto âncora utilizado e muito mais.

Você também pode comparar perfis de ligação para até cinco websites. Ele é gratuito, embora você tenha acesso a mais dados a partir do cadastro realizado para o aplicativo Moz Analytics.

 

SEO

Search Engine Optimization, ou SEO, é uma parte do trabalho bastante importante, já que se trata das otimizações de conteúdos e páginas para os resultados do Google.

Essas ferramentas ajudam a fazer ajustes, encontrar as melhores palavras-chave e estruturar uma estratégia que vai permitir o seu negócio chegar à primeira página de resultados de pesquisa.

 

Google Search Console (gratuito)

Nessa ferramenta você pode conferir erros de rastreamento, problemas de segurança, a maneira como o Google lê as suas páginas e quais termos estão atraindo mais tráfego. É uma das plataformas básica para SEO.

 

 – Yoast (pago, mas com versão gratuita)

Atualmente essa é a melhor opção de auxílio para a otimização para motores de busca, entre os disponíveis de plugin para o WordPress. Ele auxilia na melhora do rankeamento nas buscas orgânicas.

O Yoast funciona identificando alguns aspectos relevantes de SEO em seu conteúdo no WordPress, dando “dicas” de como melhorar o rankeamento nos principais motores de busca por meio de algumas mudanças significativas.

 

Email Marketing

Uma lista de e-mail ainda é um dos ativos importantes que você pode ter no seu negócio digital.

Afinal, através dela que você pode se comunicar diretamente com sua audiência. Seus verdadeiros fãs interessados em ler e ouvir você.

Com uma listinha de e-mail, você consegue criar um conteúdo e dispará-lo para milhares ou milhões de pessoas com um único clique.

 

Mailchimp (pago, mas com versão gratuita)

É uma plataforma perfeita de e-mail marketing para pequenos e médios negócios. A ferramenta é bastante simples de mexer e permite configurar públicos segmentados, personalizar conteúdos e editar o layout dos e-mails facilmente.

Ele oferece:

Editor em tempo real: você sabe exatamente como o e-mail irá chegar na caixa de entrada do usuário;

Classificação de usuários: à medida que seus usuários abrem e clicam nos seus emails, o MailChimp os classifica automaticamente entre 1 estrela (ruim) e 5 estrelas (excelente);

Revisão de e-mail: você pode revisar todo conteúdo, assim como todos os links facilmente.

Segmentação: Você pode retirar emails que não estão interessados em sua mensagem, ao invés de disparar um e-mail para toda a lista.

Mapa de cliques: Você consegue saber exatamente quais são as áreas mais clicadas nos emails que você enviou.

O plano gratuito disponibiliza até 2.000 contatos e o envio de 12.000 e-mails por mês.

 

Design para não designers
Canva

Se o seu conhecimento de design é básico, o Canva pode quebrar o galho. Já até falamos sobre ele em outro post aqui no blog como um ótimo aliado para apostar em layouts diferentes.

A ferramenta de oferece templates para:

Postagens no Instagram (feed e stories)

Thumbnails para vídeos no YouTube

Ebooks

Apresentações

Infográficos

Logotipos

Anúncios

E ainda conta com um banco de imagens gratuito.

 

Issuu (pago, mas com versão gratuita)

É uma das ferramentas de marketing digital fantástica. Perfeita para criação de revistas online e lookbooks. Existem no Issuu versões gratuitas e pagas. Essa escolha dependerá de suas necessidades de conteúdo e realidade de orçamento.

 

Resize.it (gratuito)

Uma ferramenta para usuários inexperientes para corrigir suas imagens que servirão ao uso em artigos, ebooks e PDFs etc. Ou até mesmo para a publicação em redes sociais nos formatos mais indicados.

Ele faz o redimensionamento de imagens online para adequar as imagens que você criou ou baixou da internet para as dimensões corretas para a publicação.

 

Gestão de redes sociais

As redes sociais são plataformas de extremo valor em qualquer estratégia digital atualmente. Além de serem um local de divulgação orgânica e de contato com o público, por lá também é possível veicular anúncios pagos de alto desempenho.

Para que toda a estratégia nas redes sociais seja mais eficaz, existem algumas ferramentas que ajudam de diversas formas.

 

– Buffer (pago, mas com versão gratuita)

A ferramenta serve para agendar o conteúdo a ser publicado no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter, para postar quando achar melhor.

O Buffer também ajuda a simplificar o processo de distribuição de conteúdo para cada canal, de forma rápida e eficaz.

Assim, você pode analisar as suas métricas e ver quais são os melhores horários para a publicação de conteúdo em diferentes redes sociais.

 

Buzzsumo (pago, mas com versão gratuita)

O Buzzsumo é uma ferramenta bastante útil que permite saber mais sobre quais assuntos estão em alta na web, criando estruturas de busca e de alimentação de indicadores automaticamente.

A partir dessa ferramenta, é viável monitorar links, termos, concorrentes e o que mais for necessário, pensando sempre em como a estratégia pode ser otimizada.

 

Ubersuggest (gratuito)

Já pensou em analisar as palavras-chave que são mais importantes para o seu negócio? Elas podem ajudar a otimizar o seu site, criar novos conteúdos e configurar links patrocinados.

Para isso, você pode utilizar o Ubersuggest, que informa sobre a competitividade, o volume de tráfego e novas de palavras-chave para o termo que você pesquisar.

 

Mídia paga

Tudo aquilo que a empresa precisa pagar para conseguir a veiculação. Além dos de veículos clássicos, como TV e rádio. Hoje existe a possibilidade de pagar por espaços e impulsionamentos para conteúdos na web.

 

Google Ads

Com o Google Ads os usuários podem impulsionar e criar anúncios em duas redes: display e de pesquisa. Assim, é possível dar uma visibilidade maior aos conteúdos.

A ferramenta é completa e auxilia o usuário a gerenciar sua verba por campanha, criando ações específicas em cada uma.

 

Facebook Ads

Junto ao Google Ads, o Facebook Ads é uma das principais ferramentas para marketing digital, em especial de mídia paga. Permite criar anúncios para Facebook e Instagram, com várias opções de formatos e de segmentação do público.  Assim,  você pode definir e personalizar tudo de acordo com os seus interesses.

 

Adbeat (pago, com versão gratuita)

Essa é uma ferramenta permite que você veja todos os anúncios feitos. Isso não só vai dar aquela ajudar com a sua estratégia online, mas poderá fazer com que você encontre concorrentes que nem sequer sabia da existência.

Pronto, agora você já tem uma lista das principais ferramentas para dar aquele UP no seu negócio no marketing digital.

 É claro que, existem mais milhares de plataformas, softwares e aplicativos que podem auxiliar no seu dia a dia.

Mas, todas essas que indicamos, com certeza já vão potencializar as suas estratégias.

Lembrou de alguma outra que não pode faltar? Compartilha aqui nos comentários.

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