A expressão “comer com os olhos” faz sentido pra você?! Para gente faz todo sentido, principalmente quando o assunto é o meio gastronômico.
Quem já não quis pedir o prato que viu na bandeja do garçom ou na mesa ao lado, só por parecer super suculento? E quem já teve seu apetite aguçado por visualizar uma foto bem tirada de um belo prato em alguma rede social?
Por conta disso, esse é o assunto de hoje: Fotografias Gastronômicas.
Agora você deve estar se perguntando… como fazê-las e como isso pode gerar resultados positivos ao meu negócio?
Abre aí o seu bloco de notas que nós vamos compartilhar algumas dicas para você se destacar nas redes sociais diante a concorrência.
– AS FOTOS REALMENTE INFLUENCIAM AS PESSOAS?
Vamos lá, qual é a primeira coisa que você faz depois da sua comida chegar na mesa? Se falar que é comer imediatamente, iremos dizer que está fora da moda. Brincadeiras à parte, mas ao tratar de redes sociais, a fome pode vir disfarçada de “curtida”. Quem nunca sentiu a barriga roncar depois de ver aquela foto de salivar no seu feed? E quanto aquela vontade de conhecer ou de voltar no lugar que você viu a fotinho passando pela sua timeline?! Viu só como as fotos nos influenciam e nem sentimos?!
Agora imagina se for uma foto toda esquisita, seja de um prato ou do ambiente em geral, você vai querer sair e gastar o seu dinheiro nesse espaço? Nem precisamos ouvir a sua resposta para saber que ela foi negativa. Estamos em uma época em que a frase “uma imagem vale mais que mil palavras “nunca nos representou tanto.
Por isso, a importância de postar fotos de qualidade no meio gastronômico, parecida com aquela que você viu um dia no seu feed e bateu vontade de ir no local. Acontece toda hora de pessoas irem aos lugares só porque viram um determinado prato e não tiraram ele da cabeça até provarem. E isso não tem nada a ver com o tamanho do seu negócio, seja ele bem conhecido, menorzinho ou até mesmo aquela lanchonete de bairro.
As fotos bem pensadas têm o poder de mostrar para as pessoas que o seu espaço é o ideal para elas estarem. Atraindo cada vez mais público para as suas redes sociais, virando indicação entre amigos e assim conquistando novos clientes, fazendo a sua marca prosperar.
– ENTENDEU A PRIMEIRA PARTE? AGORA VAMOS AJUDAR VOCÊ A EXECUTAR DE FORMA PRÁTICA E EFETIVA.
O ato de comer é muito mais complexo do que imaginamos. É visual e sensorial. É por isso que tantos chefs no meio gastronômico investem muito tempo pensando em como fazer seu estômago roncar só com aquela olhadinha no prato.
Uma boa iluminação vai te ajudar na hora de captar aquela imagem perfeita. Ela é a responsável por exaltar cores e texturas na foto.
A luz natural é realmente divina, quando conseguimos usá-la ao nosso favor. Mas se você não souber, o sol pode atrapalhar um pouquinho deixando a foto com muita claridade ou até mesmo fazendo uma sombra que não deveria aparecer na foto.
É por isso que existe alguns truques que encontramos disponíveis no mercado, os famosos leds ou softboxes.
Eles são de grande ajuda quando se trata de iluminação! Com essas ferramentas mágicas conseguimos controlar a densidade da luz e escolher se queremos um ambiente com uma iluminação mais quente ou mais fria.
A diferença entre a iluminação fria e a quente, é que a fria proporciona maior contraste e da percepção de mais claro. Já a luz quente traz mais aconchego e oferece maior conforto visual.
Com a iluminação ao seu favor, um grande passo já foi dado. Agora falta só um pouquinho para você arrasar de vez!
– O PULO DO GATO PARA DESTACAR O QUE REALMENTE É IMPORTANTE.
Agora que você já ajustou a iluminação, vamos fazer o enquadramento para o click perfeito.
Primeiro passo é pensar o que você quer destacar na foto. Talvez queira mostrar uma carne bem suculenta com o corte mara ou a textura daquele queijo derretido. Se esse é o seu caso, evite fotografar no sentido da luz, pois a própria luz direta pode fazer você perder a textura dos alimentos, fazendo sombra ou, até mesmo, deixar a foto exposta por iluminação em excesso.
Para ficar bom mesmo, a luz deve estar sempre posicionada atrás ou na diagonal em relação ao prato e o aparelho que estiver usando para captar a imagem, seja o celular ou a câmera.
Ah, é muito importante lembrar, a cena para cativar o público muitas vezes não se resume somente ao prato, mas sim em um cenário completo. Portanto que tal pensar em outros elementos que podem ser usados para combinar com o que está sendo fotografado? Sim, isso fica muito bacana. Utilize tecidos, tigelas, guardanapos e até mesmo outros alimentos para ajudar a compor a foto.
Aqui vai uma dica: Cores com tons vermelho, laranjas e amarelos são bastante indicadas no meio gastronômico para dar aquela estimulada e abrir o apetite. #dicatangerina
Nem tudo precisa se resumir aos produtos, você pode e deve dar uma variada. Fotos humanizadas no meio gastronômico é o que há no momento. Identifique a persona ideal da sua marca e use-a a seu favor.
Além disso as fotos humanizadas vão dar aquela cara de realidade para o seu feed. Feito por pessoas normais, que estão aí vivendo o seu dia-a-dia e só querem encontrar um lugar que se sintam à vontade, abraçadas e confortáveis.
Elas vão aproximar o público da sua marca e trazer um relacionamento saudável e duradouro.
– O GRANDE CHECKMATE SÃO AS EDIÇÕES FINAIS.
Filtros, ah os filtros. Como não falar deles? O que seria de nós, sem eles para dar aquela finalizada nas nossas fotos? Depois do fotão que você tirou, chegou o momento de dar uns retoques, que farão toda a diferença no resultado!
Existem inúmeras opções de aplicativos, até mesmo gratuitos, como por exemplo o Adobe Photoshop Fix e o Lightroom CC para edições de imagem. Não precisa pegar pesado na edição, vai experimentando até achar o equilíbrio ideal das cores.
Coloque o seu lado criativo em prática e permita-se brincar com as fotos. Quanto mais original for o conteúdo, mais chances você vai ter de chamar atenção do público.
Prontinho, os passos básicos para arrasar nas fotos nesse universo gastronômico você já tem, depois disso é só colocar tudo em prática e caprichar! Vai com tudo até encontrar o seu click ideal, seja ele de uma câmera ou até mesmo do seu celular. O importante é ter a sensibilidade e garantir que a sua foto despertará a fome de muita gente por aí.
Bon appetit!