Psicologia das Cores: Como elas influenciam sua marca

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Sabemos que um bom planejamento estratégico em marketing envolve uma lista generosa de detalhes importantes para posicionar as empresas nesse mercado tão competitivo. Entre as táticas do marketing, temos a psicologia das cores, responsável por uma boa parte de ações.

Você já parou para pensar no quanto as cores influenciam nas escolhas e ações dos clientes?

As cores influenciam o Marketing ao ampliar ou reduzir a eficácia do conteúdo. Podem afetar as emoções, mas também levam as pessoas a reagirem e tomarem ações específicas.

Na hora de adquirir um produto ou serviço, um dos fatores mais decisivos é o impacto visual que a marca causa nos consumidores, sendo a cor o primeiro elemento a chamar a atenção.

Nossos cérebros são programados para consumir, processar e digerir informações visuais mais rapidamente. Dessa maneira, o design e as cores podem melhorar essas experiências.

Escolher as cores certas para os elementos do seu site, produto e comunicações gráficas é essencial para potencializar os resultados.

Neste post, vamos contar um pouquinho sobre a influência da psicologia das cores nas estratégias de marketing.

 

O QUE É A PSICOLOGIA DAS CORES?

 

É a análise de como uma cor é percebida pelo ser humano.

De maneira que o cérebro processa as informações que os olhos captam ao enxergá-las.

E isso está totalmente associado às emoções, sentimentos e sensações que todos nós sentimos. Afinal, há influência direta no estado físico e também mental de qualquer um.

Elas afetam diretamente os sentidos, o que favorece o seu uso para atribuir significado na transmissão de informações ou de induzir determinados estados e sensações nas pessoas. Algo que pode e deve ser aproveitado no marketing.

Quando se trata de marketing, cada detalhe contido na identidade visual de um produto ou serviço é importante e todo o cuidado é pouco.

As cores escolhidas nos anúncios ou nos produtos remetem a emoções, que interferem na percepção das pessoas de maneira positiva ou negativa, dependendo do contexto.

As variáveis são muitas: enquanto uma cor que causa boa impressão em um determinado tipo de negócio, ela pode ser uma péssima opção em outro ramo de atividade.

O neuromarketing usa a técnica de psicologia das cores de forma estratégica, como elemento persuasivo para alcançar um número cada vez maior de leads.

 

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O SIGNIFICADO DAS CORES PARA A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING.

O Marketing precisa ser persuasivo e sedutor, portanto, as cores devem ser usadas para afetar o emocional, comandar decisões e levar vantagem em relação aos concorrentes.

Aprender a usar as cores corretas é uma excelente estratégia para influenciar o seu público positivamente.

Afinal, quem nunca escutou que uma imagem vale mais que mil palavras?

As comunicações visuais causam muito mais impacto no consumidor. E o melhor: trata-se de um impacto imediato.

Com um texto, você precisa de mais atenção do público, tempo suficiente para ler e interpretar a mensagem corretamente e isso pode levar alguns minutos para acontecer. Já a imagem desperta emoções e engajamento instantâneos.

 
ENTENDA O SIGNIFICADO DAS CORES PARA O MARKETING
LARANJA

Ninguém passa despercebido pelo laranja. É uma cor que chama a atenção de quem passa. Transmite a ideia de uma empresa jovem, criativa e ousada.

É uma cor estimulante e energética, que desperta a criatividade, calor, equilíbrio e o desejo de ação do consumidor. Mas, também pode ser usado como uma cor divertida que evoca ação e excitação.

Uma marca que explora muito bem o laranja é a Harley-Davidson. O público-alvo da marca são pessoas com alto poder aquisitivo, entre 20 a 50 anos. Mas que apesar da renda alta ou da idade, querem transmitir a ideia de paixão e desejo por aventuras.

A cor também é bastante usada para área infantil. Como o canal de televisão para crianças Nickelodeon.

 

VERMELHO

O vermelho é uma cor poderosa, apaixonada, calorosa, excitante e sexy, sendo muitas vezes associado à paixão. É frequentemente usado por empresas de alimentos, pois sua simbologia remete ao apetite e fome.

Além disso, também é utilizado em campanhas de promoção, já que a cor chama a atenção e instiga as pessoas a comprarem. Isso porque o vermelho aumenta o sentido de urgência.

Vários testes científicos já comprovaram que a cor aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco e eleva o nível de energia.

O vermelho também está ligado a sensações negativas, como raiva, perigo e violência. Desta forma, é preciso ter cuidado ao escolher a cor para não confundir os clientes.

 

AMARELO

O amarelo está ligado à luz, e evoca sensações de acalma e desperta a criatividade. Mas, também significa cautela, sendo utilizado para alertas e para reforçar a ideia de precaução.

A cor amarela remete também ao apetite quando usada com o vermelho. Separadamente, o amarelo também é associado ao otimismo, concentração, esperança e positividade.

Por isso, muitas empresas fazem o uso dessa cor para mostrar certa transparência nos negócios com os clientes. Marcas que querem colocar um sorriso nos rostos dos consumidores também podem contar com a cor.

 

VERDE

A cor verde comporta um leque variado de opções, podendo estar relacionada a diversas coisas, como natureza, sustentabilidade, saúde, equilíbrio e harmonia. É muito explorada em logotipos de centros de saúde, produtos de limpeza e ambientes corporativos para transferir a ideia de ponderação e coerência.

Afinal, trata-se também de uma cor que inspira calma e faz referência ao meio ambiente, sendo muito utilizado por marcas que mostram respeito pela natureza e lutam por causas relacionadas.

 

AZUL

Sabe aquela sensação de segurança que dá ao olhar aquele mar bem calmo? Ou sair no domingo de manhã e encontrar aquele céu azul bem firme?

Mais uma vez, a psicologia das cores agindo sem que você perceba.

O azul-claro costuma remeter à higiene, ao frescor e à tranquilidade, enquanto o azul-escuro é útil para criar uma atmosfera de confiança entre as marcas e os clientes.

Sem que a gente se dê conta, o azul é a cor que passa sentimentos de força, confiança e tranquilidade.

É para empresas que querem destacar que são confiáveis, profissionais e fortes.

 

PRETO

Apesar de ser conhecida como a cor do luto e da morte, o preto também tem muitas conotações positivas.

Ele inspira dinamismo, modernidade, simplicidade e força.

No segmento da moda, várias empresas adotam o preto. Ele carrega uma ideia de luxo, sofisticação e sensualidade.

 

ROXO E LILÁS

O roxo e lilás são cores que remetem a nobreza e a realeza, mas também a sabedoria e respeito.

São cores muito utilizadas em clínica estéticas, SPAs e negócios relacionados ao bem-estar.

 

ROSA

Em tons claros, o rosa expressa a inocência e a tranquilidade, mas também estão relacionado a espiritualidade, romance e delicadeza.

Em tons mais fortes, é associado ao poder, feminilidade, dinamismo e desejo.

 

PREFERÊNCIA DE COR POR IDADE

Segundo o estudo A Psicologia das Cores Em Comunicação, realizado pelo psicólogo J. Bamz, a idade pode ser um fator de influência na preferência das cores.

Em seu artigo, ele traz uma tabela evidenciando a preferência mais frequente por grupo etário:

Vermelho – de 01 a 10 anos – Idade da espontaneidade e da efervescência

Laranja de – 10 a 20 anos – Idade da aventura, excitação, imaginação

Amarelo – de 20 a 30 anos – Idade da arrogância, força, potência

Verde – de 30 a 40 anos – Idade da diminuição do fogo juvenil

Azul – de 40 a 50 anos – Idade da inteligência e do pensamento

Lilás – de 50 a 60 anos – idade da lei, do juízo, do misticismo

Roxo – além dos 60 anos – Idade da benevolência, do saber, da experiência

 

O QUE DEVE SER EVITADO NA HORA DE ESCOLHER AS CORES?

Existem erros comuns na hora de escolha de cores.

Afinal, podemos seguir o instinto do senso comum, ou até mesmo as nossas preferências.

Para evitar erros e otimizar os seus resultados, fique atento a essas dicas:

O foco são seus clientes: Evite a escolha de cores se baseando na sua preferência pessoal, ou na preferência de qualquer outra pessoa que esteja envolvida na empresa. É essencial realizar uma análise considerando os valores que a empresa quer passar ao seu público.

Delimite o número de cores: O aconselhável é usar no máximo três cores, para evitar uma comunicação confusa e poluída.

Cuidado com a harmonização: Algumas cores simplesmente não combinam bem. Você pode utilizar ferramentas online que te ajudam com essa tarefa. Alguns sites legais para essa função são o Adobe Color CC, o ColourLovers e o Paletton. No entanto, existem inúmeras opções online, desde seletores de cores até paletas pré selecionadas para inspiração.

Queremos saber de você, quais são suas cores favoritas e o que achou do significado delas? Você já usa esse tipo de estratégia?

 

Divida a sua experiência aqui nos comentários, e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!

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