Live no Instagram: por que esse recurso é interessante para a minha marca?

como fazer uma live no instagram

Nessa fase de Coronavírus, as redes sociais ganharam, mesmo que por curto período de tempo, uma atmosfera misteriosa, algo como “e agora, como se comportar nas redes?”. “O que pode ajudar?” “O que pode distrair, ser possivelmente engraçado e o que soaria desastroso?”

Não temos 100% de respostas certas para essas perguntas, contudo, uma coisa é certa: a live no Instagram Stories tem sido uma escolha unânime entre todos os tipos de contas, seja pessoal ou profissional.

Afinal, quem sabe faz ao vivo! Essa frase é muito utilizada para exaltar o talento de performers e demais pessoas que desempenham apresentações. E nas redes sociais, é cada vez mais comum a prática de transmissões ao vivo com diferentes propósitos.

Marcas, influencers, famosos, e mais uma listinha imensa de usuários estão fazendo uso do contato ao vivo e transparente com o público, buscando entender o que eles esperam. E tudo isso necessitando apenas de um celular com uma câmera razoável e boa internet!

A verdade é que a comunicação entre empresas e público neste novo cenário de pandemia vem sendo construída de maneira bilateral, por meio da escuta ativa e do “olho no olho”, mesmo com a distância.  Afinal, juntos estamos tentando entender como prosseguir da melhor maneira, ajudando-nos uns aos outros.

Gostou e gostaria de se comunicar assim com seus Leads, clientes e público em geral neste momento mais sensível? Então é só continuar aqui que vamos mostrar passo a passo como fazer uma live no Instagram, seus benefícios, dicas e mais.

 

O que é uma live no Instagram?

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de vídeos e de fotos muito útil para unir o público e a marca, não importa o segmento. Além disso, essa plataforma pode trazer outros benefícios, como a geração de leads. E dentre os diversos recursos que se encontram disponíveis, a live no Instagram tem ganhado bastante destaque para converter os seguidores.

O Instagram, que é notoriamente conhecido por incentivar atividades comerciais, desenvolveu a live, um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo. Foi liberada, em 2016, e nos tempos de hoje, essa ferramenta definitivamente tem sido a bola da vez para empresas, personalidades e figuras públicas que querem alcançar sua audiência.

A ferramenta recentemente recebeu uma atualização que torna possível ainda convidar amigos e espectadores para participar do vídeo no formato hangout. Quem inicia a live pode remover e adicionar o convidado a qualquer momento ou mesmo sair da transmissão.

Quando o vídeo acaba, é possível compartilhá-lo nos Stories ou descartá-lo. No primeiro caso, ele desaparece após 24h. No segundo, some imediatamente. Ah, e ainda é possível publicá-lo noFacebook.

Seja no escritório, no carro, na praia ou no conforto da sua casa: basta um clique para você aparecer em tempo real para milhares de pessoas.

 

– O que torna a live interessante para sua empresa?

Se você ainda não utiliza uma estratégia de Vídeo Marketing para o Instagram, é hora de repensar o assunto. Afinal, esse tipo de produção de conteúdo gera mais interação do público do que o simples uso de imagens.

Com a preferência do público por conteúdos audiovisuais, não é de surpreender que os que são feitos ao vivo tenham um poder de alcance ainda maior.

O interesse do público, no entanto, não é o único aspecto que torna as lives no Instagram cada vez mais populares. Para começar, esse tipo de material tem prioridade no feed de notícias da rede social. Além disso, a live aparece na frente de todos os Stories postados de forma convencional.

Por exemplo, para aumentar ainda mais sua exposição, seus seguidores recebem uma notificação no momento em que a transmissão é iniciada (a menos que tenham desabilitado esse recurso).

A partir disso, você pode criar e estruturar uma landing page capaz de capturar os dados de contato daqueles que a acessarem. Uma outra forma de obter leads é sugerir que as pessoas enviem assuntos ou dúvidas que elas gostariam que fossem abordados durante a live.

Ainda não está convencido? Não tem problema, separamos mais algumas vantagens para você.

 

– Vantagens da transmissão ao vivo pela live
1) Engajamento

É uma das métricas mais importantes atualmente nas redes sociais. E o engajamento que as lives do Instagram proporcionam talvez seja a sua característica mais importante.

Porque é por meio dele que o algoritmo do Instagram decide quem vai aparecer primeiro no feed e nos stories de cada usuário. E também quem quase nunca vai aparecer.

É como uma lista de prioridades, por exemplo, quando você tem muita coisa para fazer e provavelmente não dará tempo de fazer tudo, você precisa definir o que é mais importante para concluir logo.

E é isso o que o algoritmo do Instagram faz por todos os usuários. Ele define o que é mais importante para cada um e o que vai aparecer primeiro.

Se é uma conta que o usuário interage muito com curtidas e comentários, ela tende a ter prioridade em relação às outras. E isso acaba gerando um ciclo.

E quando uma transmissão ao vivo está ocorrendo, o Instagram destaca o evento, colocando-o em primeiro lugar na barra superior do aplicativo, logo após os seus próprios Stories.

A partir do momento que seus seguidores sabem que você está olhando de volta para eles e realmente pronto para conversar, pode apostar que vem aí uma chuva de comentários e perguntas visíveis a todos os participantes. E você, claro, estará lá, pronto para absorver essas oportunidades da melhor forma, encantando essas pessoas.

 

2) Novos Leads

O sentimento de “urgência” e de exclusividade funcionam muito bem para chamar a atenção do público.

Se você cria um conteúdo que está disponível on demand, ou seja, a pessoa pode ir lá qualquer hora e assistir, pode ser que ela deixe para ver depois e acabe se esquecendo.

Porém quando você faz uma live, não existe essa certeza de que o conteúdo estará lá disponível depois. Ou seja, o seu seguidor precisa assistir naquele momento ou correr o risco de não ver nunca mais.

As pessoas possuem a necessidade de fazerem parte do “todo”, ainda mais nas mídias sociais, precisam estar antenadas e à par de tudo. Logo, isso explica porque muitas delas priorizam as transmissões ao vivo, e se sintam até mesmo especiais por estarem acompanhando um conteúdo exclusivo em tempo real.

Lives provocam nas pessoas os mais diferentes tipos de sensações: curiosidade, a vontade de clicar e ver o que está acontecendo, quantas pessoas estão participando e o “medo de perder algo.”

Se o seu conteúdo realmente apresentar qualidade e a intenção por trás dele for boa e sincera, o público nem se importará se você utilizar esse momento para criar Calls-to-Action (chamadas para uma ação):

  • Compartilhe links de outros materiais do seu produto ou serviço que sejam pertinentes ao tema da Live;
  • Convide para a assinatura da sua newsletter;
  • Divulgue uma Landing Page para contato e demais dúvidas, entre outros.

 

3) Aumento do tráfego orgânico

Ao receberem a notificação de uma nova transmissão, os usuários tendem a, no mínimo, verificar do que se trata.

Se o tema que você está abordando for considerado relevante, automaticamente o compartilhamento do seu conteúdo acontece de maneira mais natural. Os seguidores que estão acompanhando a transmissão acabam indicando-a para amigos com interesses em comum. Dessa maneira, seu conteúdo é espalhado sem qualquer necessidade de investimento e acaba entrando em evidência de maneira orgânica

Algumas dicas de temas para transmissões com um bom nível de interação:

  • Um bate-papo descontraído entre o time de Redes Sociais da sua empresa (ou outro setor) e o público;
  • Tutoriais;
  • Mostrar os bastidores do seu negócio;
  • Lançamentos de novos produtos.
  • Descontos especiais.

 

– Como fazer uma live no instagram?

Passo 01: abra seu Instagram e clique no ícone ao canto superior esquerdo da tela, como se fosse fazer um Stories.

Você pode simplesmente arrastar a tela para a direita no seu feed e chegará no mesmo lugar.

Passo 02: na parte inferior da tela, você verá que à direita estarão vários recursos para utilizar nos Stories.

A opção “Ao Vivo”, por sua vez, está localizada no canto inferior esquerdo. Clique nela.

Passo 03: depois, é só acionar a opção “Transmitir ao vivo”, destacada na sua tela.

Não se esqueça de checar sua internet, a qualidade do som e o ambiente antes de começar a gravar.

Passo 04: Quando terminar sua Live, é só clicar em “Encerrar” no canto superior esquerdo. O aplicativo vai mostrar quantas pessoas acompanharam sua transmissão ao vivo.

Depois de encerrar, você terá 3 opções:

  • Salvar o vídeo no seu aparelho
  • Descartar o vídeo
  • Compartilhar a live nos seus Stories por 24h.

 

E aí, gostou da ideia? Têm as suas próprias estratégias para transmissões ao vivo ou quer enviar sugestões? Fique à vontade e compartilhe com a gente.

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