A importância do marketing para qualquer negócio e em qualquer segmento é clara. Ignorar que as técnicas de comunicação existem pode até dar um fim no seu negócio, afinal, aquela empresa que deixar de ser vista pelo cliente torna-se automaticamente esquecida. Certo?
Ao mesmo tempo em que não se discute a necessidade de divulgação para aumentar as vendas do seu negócio, alguns erros bobos acabam sendo cometidos justamente na pressa de obter resultados.
Agora você deve estar se perguntando: por onde começar? Quais são os principais erros de marketing de mídia social? Do que devemos nos afastar? Há alguma dica a ser seguida?
É por isso pesquisamos para chegar a uma listinha essencial de verdadeiros pecados capitais dos quais devemos correr. Mas se você caiu em tentação, calma! Também daremos respostas para levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima com muito estilo.
Portanto, lembre-se: a importância das ações está na qualidade e não na quantidade.
– Ir para o campo de batalha sem planejamento
Ok, você já conhece o seu público-alvo. Sabe que são mulheres, geralmente solteiras e entre 20 e 30 anos. Gostam de sair para almoçar com suas amigas e frequentam redes sociais diariamente. Basta unir os seus temas favoritos e entupir as redes sociais delas, certo? Errado!
A etapa de conhecer a sua persona é o básico dentro do marketing. Não é porque você identificou gostos e comportamentos que deverá sair atirando de diversas maneiras tentando vender seus produtos ou serviços. Há um caminho para chegar até a conversão.
Engana-se também quem pensa que as redes sociais, quando voltadas para empresas e marcas, são legais para usar quando sobra um tempinho entre uma tarefa e outra.
Postar uma coisinha, uma fotinha, dar uma curtidinha … esse tipo de comportamento, diminuindo o poder desses gigantes, é um dos grandes erros.
Responda à pergunta: por que a sua empresa está na rede social? O objetivo final será quase sempre vender mais, certo? Então parta disso e trace um caminho inverso para saber quais os degraus que você deve escalar para chegar até ele a partir das suas redes sociais.
Qual é o seu objetivo? Qual seu público? Suas postagens estão alinhadas com seu produto? As peças estão adequadas? Os textos são convidativos? Estas são apenas algumas das questões que devem ser levantadas.
As ações devem ser planejadas e calculadas. Por isso, pense em cada passo do seu marketing, por quê fazê-lo, e principalmente, o que espera ter de retorno com a ação. Monte um cronograma de conteúdos e ações promocionais para que você possa acompanhar os resultados.
Ignorar o planejamento é arriscar demais e precisar contar com a sorte. Usar de “tentativa e erro” para aumentar suas vendas dificilmente trazem bons resultados ao longo prazo. O planejamento é essencial para gerar boas ações!
– Postar, postar e postar.
Postar, pelo mero ato de estar postando, nada tem a ver com relevância e engajamento no perfil, significa apenas que você está marcando presença na rede.
A excitação com a sua marca e o desejo de compartilhar essa emoção podem ser uma armadilha para o marketing nas redes sociais. Por isso, seja vigilante sobre seu conteúdo promocional.
Não adianta publicar apenas os seus produtos e preços. As redes sociais são espaços de interação. E fica difícil interagir com um ambiente que tem APENAS propagandas.
A autopromoção é uma ferramenta poderosa e deve ser usada a seu favor, mas seu conteúdo deve atender à marca. Uma boa regra é ter um post de autopromoção para cada quatro posts de engajamento.
Amplie os horizontes do seu público-alvo com materiais que os agradem. Procure alternativas relacionadas com o produto que saiam do óbvio.
Invista naquilo que você gostaria de ler e comece a produzir e compartilhar material mais diversos e interessantes, por exemplo.
Quanto mais você se envolver com seu público, mais ele visualizará seu conteúdo.
– Estar em todas as plataformas só por estar
Com a imensa variedade de plataformas, é importante não se sobrecarregar. Não é preciso estar em todas as redes sociais para conquistar e fidelizar. Talvez seu serviço não combine com o LinkedIn ou esteja totalmente fora do contexto no ambiente do Instagram, por exemplo.
Então, por que forçar a barra e investir tempo e dinheiro nestas redes?
Tentar se fazer presente em muitas plataformas ao mesmo tempo pode levar a falta de engajamento e desvalorizar as postagens que você trabalhou duro para criar.
A melhor tática é identificar onde seu público-alvo está gastando seu tempo e focar em uma ou duas plataformas.
– Não ter identidade
Nesse meio, é muito importante ter carisma. Então, utilize o bom humor e a linguagem informal nas redes sociais, ou seja, humanize sua empresa.
A presença meramente burocrática nas redes sociais não é nada atrativa. Por isso, é essencial criar uma personalidade para sua marca.
O design das suas páginas também pode e deve ser trabalhado de forma criativa para proporcionar ao usuário a mesma experiência marcante.
Podemos concluir que, se “comemos com os olhos”, há marcas que crescem com a identidade visual. Este é um fato verdadeiro para o marketing tradicional é duplamente relevante no ambiente digital.
Não esqueça: Conquistar um lugar “ao sol” entre tantos concorrentes não é uma tarefa fácil. Por isso, fazer a gestão da sua marca nas redes sociais é um conjunto, que une texto, conteúdo e imagem. Em uma boa estratégia digital, acredite, nenhum destes é mais importante que o outro.
– Ignorar novas tendências
Fazer mais do mesmo, ou seja, apenas estar presente nesses canais não vai diferenciar a sua empresa dos concorrentes.
Saber aproveitar ao máximo as suas ações e estratégias é fundamental. Por isso, conhecer as principais tendências de redes sociais é um trabalho tão importante. Ao compreender a fundo, por exemplo, o que melhor funciona com cada usuário, fica mais fácil de investir precisamente nos recursos disponíveis.
Conhecer as principais tendências de redes sociais é um diferencial competitivo e importante para quem quer se destacar aos olhos dos consumidores.
E em tempos de concorrência acirrada pela atenção dos usuários nas redes sociais, saber exatamente como atrair um lead para as suas páginas pode garantir o sucesso das suas estratégias.
O universo das redes sociais apresenta milhares de possibilidades. Estude e abra a sua cabeça para bolar conteúdos que respondam às perguntas do público, que ajudem o cliente. Construa a confiança mostrando que a versatilidade faz parte da sua empresa.
E você, tem alguma dica de itens que devemos evitar nas redes sociais? Comenta aqui no post e compartilha com a gente.