Um marketing gastronômico bem executado pode gerar resultados incríveis para um empreendimento e nós vamos te mostrar.
Nos últimos anos, diversos programas de culinária têm sido lançados e o universo gastronômico vem conquistando um lugar de destaque na vida do brasileiro.
Os chefs mais renomados e os grandes restaurantes são responsáveis por apenas 36% do faturamento dos estabelecimentos de comida no Brasil, deixando 64% do faturamento para pequenos e médios empreendedores. Um nicho enorme que precisa de atenção.
O setor de Marketing Digital é tão fundamental para o crescimento de restaurantes, bares e qualquer negócio na área da alimentação quanto o administrativo e o financeiro.
A qualidade dos seus produtos e do atendimento tem grande impacto no sucesso do seu empreendimento. Contudo, é preciso ir além para se destacar diante dos concorrentes e alcançar um público ainda maior.
Se você não sabe como fazer isso, então vem descobrir o que é marketing gastronômico e como aplicá-lo no seu restaurante.
– O que é Marketing Gastronômico?
Seja por falta de experiência ou por desvalorizarem a sua importância para o negócio: costumava-se investir bem pouco no setor de Marketing Gastronômico.
O fato é que já passou da hora de reconhecer que o Marketing pode ser um dos aliados ao sucesso do seu negócio. Ele engloba negócios do ramo alimentício, sejam físicos ou online.
O objetivo dessa modalidade é integrar estratégias efetivas de divulgação para garantir maior alcance e comunicação com o público alvo de restaurantes, bares e afins.
Além do mais, foi tempo em que colocar uns cartazes na frente da loja era suficiente para que o público te encontrasse.
A ideia é gerar valor agregado aos serviços e produtos do estabelecimento. De forma que os clientes tenham a percepção de que fazer uma refeição no estabelecimento é mais do que se alimentar, é uma experiência gastronômica.
Evidenciar os diferenciais do seu negócio é um dos principais focos do Marketing voltado à gastronomia.
Hoje, com toda a evolução digital, é só digitar algumas palavras-chave no Google e em poucos segundos aparecem milhares de resultados com nomes de restaurantes, endereços e avaliações das mais diversas especialidades.
Agora nossa pergunta é: se um consumidor fizer uma pesquisa na internet, o seu estabelecimento estará lá? Ou melhor: como ele estaria posicionado lá? E considerando o imenso número de concorrentes que existem na busca, o que faria seu negócio se destacar dos demais?
Contudo, se não quiser entregar aos seus concorrentes todos os clientes, comece a se mexer e focar em novas estratégia de marketing para o seu negócio.
Sendo assim, existe muito no que trabalhar, não é mesmo?
Anota aí algumas dicas importantes para ajudar a impulsionar as suas vendas e fortalecer a imagem da sua marca.
– Conheça o seu público
O primeiro passo para aplicar o marketing em qualquer área é conhecer bem o seu público-alvo. Ele é diferente em cada ramo e existem variações mesmo dentro do setor de gastronomia.
Pesquise a faixa etária do seu público (crianças, jovens, adultos ou idosos), interesses principais, dificuldades e dores, hábitos, entre outras características que seus clientes têm em comum.
Tendo esses dados valiosos é possível definir ações específicas que gere resultado mais certeiros.
– Participe de eventos
Se o cliente não vai até o seu restaurante, o seu restaurante vai até o cliente.
Uma vez que tiver conhecimento do seu público-alvo, uma boa estratégia de divulgação é levar seu restaurante a festivais e eventos gastronômicos nos quais seus consumidores possam ter interesse.
O seu restaurante precisa ser visto, e a sua comida precisa ser oferecida para que o cliente possa entender a experiência gastronômica do seu estabelecimento.
Ao fazer isso, você terá mais chances de encontrar outras pessoas com o mesmo perfil do seu público e divulgar a sua marca e os seus produtos para elas.
Mas lembre-se: assegure-se da qualidade da comida! É essencial que você cheque sempre as condições do evento e prepare-se para circunstâncias como: ambiente ao ar livre, duração, clima, entre outros.
Uma boa dica é levar um cardápio resumido.
O tempo de entrega é fundamental, tendo em vista que na maioria dos eventos, existem outras atrações e as pessoas não querem perder muito tempo esperando para comer.
Afinal, essa será a primeira impressão que muitas pessoas terão da sua marca. Desse modo, é preciso que a imagem passada seja positiva e adequada aos serviços e os produtos que você oferece no dia a dia.
É dessa forma que você poderá conquistar potenciais clientes que talvez nem sabiam da existência do seu negócio.
– Integre Marketing Digital Gastronômico com o seu ambiente físico.
Seus clientes conseguem encontrar o seu restaurante online?
Seu site está bem programado para facilitar a navegação do usuário?
As Mídias Sociais estão atualizadas?
Se não puder responder “sim” para as todas as perguntas acima, está na hora de pensar em investir mais no marketing digital para o seu estabelecimento.
Caso contrário, os clientes dificilmente se lembrarão de você.
As mídias digitais tornaram-se o braço direito nas estratégias de divulgação. Principalmente na área da gastronomia.
Por isso, ter presença nos meios digitais é quase que obrigatório para negócios que querem se destacar.
Por exemplo, anunciar uma promoção e promover valores em redes sociais são ferramentas excelentes para atrair mais clientes. No entanto, o cliente precisa encontrar no seu restaurante exatamente aquilo que você prometeu, ok?
Se o prato está em promoção, não podem faltar ingredientes para produzi-lo.
Se mostrou a foto de uma mesa especial à luz de velas, a mesa tem que estar lá e as velas também.
Além disso, também vale a pena:
- programar o ckeck-in no Facebook para o cliente conseguir acessar o wi-fi do seu estabelecimento
- criar uma página do seu restaurante no Google Meu Negócio
- Fazer um concurso de melhor fotografia tirada pelos clientes dos pratos servidos em seu cardápio
Quanto mais o seu restaurante despertar o interesse e atenção dos clientes na internet, mais ele atrai novos clientes curiosos em conhecê-lo
– Invista na sua propaganda interna
Todo restaurante possui um manual de identidade visual em que estão contidas as informações mais relevantes da sua marca, como:
- a paleta de cores;
- o logo;
- a missão;
- a visão;
- os valores;
- entre outros.
É fundamental que você siga esse manual ao fazer a propaganda no seu estabelecimento. Seja detalhista e cuide para que tudo se encaixe na mensagem que quer transmitir.
Um aspecto que deve sempre ser renovado, por exemplo, é o cardápio.
Cardápios sujos, longos e de difícil manuseio são mal vistos na mão do cliente.
Crie algo moderno, coloque as promoções em destaque e utilize modelos inovadores que conversem com a identidade visual do seu restaurante.
Personalize o máximo que puder, do porta-copos ao prato.
– Segmente clientes com a geolocalização
O famoso “Quem não é visto não é lembrado” faz todo sentido para quem quer divulgar o seu negócio.
Se o seu restaurante não estiver nas mídias sociais ou qualquer outra plataforma digital que possa facilitar a sua busca ou localização, fica mais difícil ser encontrado pelo usuário.
Uma estratégia que ajuda muito na atração de clientes é fazer com o que seu restaurante esteja presente nos principais aplicativos de geolocalização, como o iFood, Kekanto ,TripAdvisor e as Mídias Sociais como Facebook, Instagram, Twitter entre outros;
Essa atitude auxilia no ranqueamento do Google.
Agora que você sabe um pouco sobre o marketing gastronômico, já pode começar a planejar as suas estratégias. Só não se esqueça de sempre analisar os resultados para descobrir no que continuar investindo para alcançar o sucesso desejado, combinado?