Psicologia das cores: como elas influenciam a sua marca

psicologia das cores

Sabemos que um bom planejamento estratégico em marketing envolve uma lista generosa de detalhes importantes para posicionar as empresas nesse mercado tão competitivo. Entre as táticas do marketing, temos a psicologia das cores, responsável por uma boa parte de ações.

Você já parou para pensar no quanto as cores influenciam nas escolhas e ações dos clientes?

As cores influenciam o Marketing ao ampliar ou reduzir a eficácia do conteúdo. Podem afetar as emoções, mas também levam as pessoas a reagirem e tomarem ações específicas.

Na hora de adquirir um produto ou serviço, um dos fatores mais decisivos é o impacto visual que a marca causa nos consumidores, sendo a cor o primeiro elemento a chamar a atenção.

Nossos cérebros são programados para consumir, processar e digerir informações visuais mais rapidamente. Dessa maneira, o design e as cores podem melhorar essas experiências.

Escolher as cores certas para os elementos do seu site, produto e comunicações gráficas é essencial para potencializar os resultados.

Neste post, vamos contar um pouquinho sobre a influência da psicologia das cores nas estratégias de marketing.

 

 O que é a psicologia das cores?

É a análise de como uma cor é percebida pelo ser humano.

De maneira que o cérebro processa as informações que os olhos captam ao enxergá-las.

E isso está totalmente associado às emoções, sentimentos e sensações que todos nós sentimos. Afinal, há influência direta no estado físico e também mental de qualquer um.

Elas afetam diretamente os sentidos, o que favorece o seu uso para atribuir significado na transmissão de informações ou de induzir determinados estados e sensações nas pessoas. Algo que pode e deve ser aproveitado no marketing.

Quando se trata de marketing, cada detalhe contido na identidade visual de um produto ou serviço é importante e todo o cuidado é pouco.

 As cores escolhidas nos anúncios ou nos produtos remetem a emoções, que interferem na percepção das pessoas de maneira positiva ou negativa, dependendo do contexto.

As variáveis são muitas: enquanto uma cor que causa boa impressão em um determinado tipo de negócio, ela pode ser uma péssima opção em outro ramo de atividade.

O neuromarketing usa a técnica de psicologia das cores de forma estratégica, como elemento persuasivo para alcançar um número cada vez maior de leads.

 

A importância de conhecer o significado das cores para A sua estratégia de marketing.

O Marketing precisa ser persuasivo e sedutor, portanto, as cores devem ser usadas para afetar o emocional, comandar decisões e levar vantagem em relação aos concorrentes.

Aprender a usar as cores corretas é uma excelente estratégia para influenciar o seu público positivamente.

Afinal, quem nunca escutou que uma imagem vale mais que mil palavras?

As comunicações visuais causam muito mais impacto no consumidor. E o melhor: trata-se de um impacto imediato.

Com um texto, você precisa de mais atenção do público, tempo suficiente para ler e interpretar a mensagem corretamente e isso pode levar alguns minutos para acontecer. Já a imagem desperta emoções e engajamento instantâneos.

 
Entenda o significado das cores para o Marketing
Laranja

Ninguém passa despercebido pelo laranja. É uma cor que chama a atenção de quem passa. Transmite a ideia de uma empresa jovem, criativa e ousada.

É uma cor estimulante e energética, que desperta a criatividade, calor, equilíbrio e o desejo de ação do consumidor. Mas, também pode ser usado como uma cor divertida que evoca ação e excitação.

Uma marca que explora muito bem o laranja é a Harley-Davidson. O público-alvo da marca são pessoas com alto poder aquisitivo, entre 20 a 50 anos. Mas que apesar da renda alta ou da idade, querem transmitir a ideia de paixão e desejo por aventuras.

A cor também é bastante usada para área infantil. Como o canal de televisão para crianças Nickelodeon.

 

Vermelho

O vermelho é uma cor poderosa, apaixonada, calorosa, excitante e sexy, sendo muitas vezes associado à paixão. É frequentemente usado por empresas de alimentos, pois sua simbologia remete ao apetite e fome.

Além disso, também é utilizado em campanhas de promoção, já que a cor chama a atenção e instiga as pessoas a comprarem. Isso porque o vermelho aumenta o sentido de urgência.

Vários testes científicos já comprovaram que a cor aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco e eleva o nível de energia.

O vermelho também está ligado a sensações negativas, como raiva, perigo e violência. Desta forma, é preciso ter cuidado ao escolher a cor para não confundir os clientes.

 

Amarelo

O amarelo está ligado à luz, e evoca sensações de acalma e desperta a criatividade. Mas, também significa cautela, sendo utilizado para alertas e para reforçar a ideia de precaução.

A cor amarela remete também ao apetite quando usada com o vermelho. Separadamente, o amarelo também é associado ao otimismo, concentração, esperança e positividade.

Por isso, muitas empresas fazem o uso dessa cor para mostrar certa transparência nos negócios com os clientes. Marcas que querem colocar um sorriso nos rostos dos consumidores também podem contar com a cor.

 

Verde

A cor verde comporta um leque variado de opções, podendo estar relacionada a diversas coisas, como natureza, sustentabilidade, saúde, equilíbrio e harmonia. É muito explorada em logotipos de centros de saúde, produtos de limpeza e ambientes corporativos para transferir a ideia de ponderação e coerência.

Afinal, trata-se também de uma cor que inspira calma e faz referência ao meio ambiente, sendo muito utilizado por marcas que mostram respeito pela natureza e lutam por causas relacionadas.

 

Azul

Sabe aquela sensação de segurança que dá ao olhar aquele mar bem calmo? Ou sair no domingo de manhã e encontrar aquele céu azul bem firme?

Mais uma vez, a psicologia das cores agindo sem que você perceba.

O azul-claro costuma remeter à higiene, ao frescor e à tranquilidade, enquanto o azul-escuro é útil para criar uma atmosfera de confiança entre as marcas e os clientes.

Sem que a gente se dê conta, o azul é a cor que passa sentimentos de força, confiança e tranquilidade.

É para empresas que querem destacar que são confiáveis, profissionais e fortes.

 

Preto

Apesar de ser conhecida como a cor do luto e da morte, o preto também tem muitas conotações positivas.

Ele inspira dinamismo, modernidade, simplicidade e força.

No segmento da moda, várias empresas adotam o preto. Ele carrega uma ideia de luxo, sofisticação e sensualidade.

 

Roxo e Lilás

O roxo e lilás são cores que remetem a nobreza e a realeza, mas também a sabedoria e respeito.

São cores muito utilizadas em clínica estéticas, SPAs e negócios relacionados ao bem-estar.

 

Rosa

Em tons claros, o rosa expressa a inocência e a tranquilidade, mas também estão relacionado a espiritualidade, romance e delicadeza.

Em tons mais fortes, é associado ao poder, feminilidade, dinamismo e desejo.

 

Preferência de cor por idade

Segundo o estudo A Psicologia das Cores Em Comunicação, realizado pelo psicólogo J. Bamz, a idade pode ser um fator de influência na preferência das cores.

Em seu artigo, ele traz uma tabela evidenciando a preferência mais frequente por grupo etário:

Vermelho – de 01 a 10 anos – Idade da espontaneidade e da efervescência

Laranja de – 10 a 20 anos – Idade da aventura, excitação, imaginação

Amarelo – de 20 a 30 anos – Idade da arrogância, força, potência

Verde – de 30 a 40 anos – Idade da diminuição do fogo juvenil

Azul – de 40 a 50 anos – Idade da inteligência e do pensamento

Lilás – de 50 a 60 anos – idade da lei, do juízo, do misticismo

Roxo – além dos 60 anos – Idade da benevolência, do saber, da experiência

 

O que deve ser evitado na hora de escolher as cores?

Existem erros comuns na hora de escolha de cores.

Afinal, podemos seguir o instinto do senso comum, ou até mesmo as nossas preferências.

Para evitar erros e otimizar os seus resultados, fique atento a essas dicas:

O foco são seus clientes: Evite a escolha de cores se baseando na sua preferência pessoal, ou na preferência de qualquer outra pessoa que esteja envolvida na empresa. É essencial realizar uma análise considerando os valores que a empresa quer passar ao seu público.

 Delimite o número de cores: O aconselhável é usar no máximo três cores, para evitar uma comunicação confusa e poluída.

 Cuidado com a harmonização: Algumas cores simplesmente não combinam bem. Você pode utilizar ferramentas online que te ajudam com essa tarefa. Alguns sites legais para essa função são o Adobe Color CC, o ColourLovers e o Paletton. No entanto, existem inúmeras opções online, desde seletores de cores até paletas pré selecionadas para inspiração.

Queremos saber de você, quais são suas cores favoritas e o que achou do significado delas? Você já usa esse tipo de estratégia?

 

Divida a sua experiência aqui nos comentários, e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!

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