Dicas para aumentar o engajamento com o Reels

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Se você está em busca de dicas de conteúdo para postar no Instagram Reels, então encontrou o lugar certo.

Servindo como uma substituição do antigo modo “Cenas”, o recurso permite criar e publicar vídeos de até 30 segundos nos Stories e na aba Explorar da rede social. O Reels foi anunciado para concorrer diretamente com o TikTok, já que possui um formato bastante similar ao do app.

Usando o Instagram Reels você notará um engajamento mais orgânico com seus conteúdos nesse formato.

Mas, por que isso está acontecendo?

Bom, por ser um formato “novo” do Instagram, a rede social está entregando aos usuários de uma forma diferenciada e dando a possibilidade de mais pessoas acessarem seu conteúdo.

Por isso, essa é a hora de criar e apostar nesse formato. E, para ajudar você, trouxemos dicas de conteúdos para o Instagram Reels.

 

O que minha marca tem a ver com isso?

 

Essa pergunta passou pela sua cabeça? Então acompanha o raciocínio.

O Instagram já faz parte da rotina de muita gente, de todas idades e lugares. E as empresas estão buscando cada vez mais mostrar sua marca além das quatro paredes. Certo?

A ferramenta vai além de fazer vídeos engraçados. Ela aumenta o seu engajamento e melhora o contato da sua marca com o seu público. Vamos te mostrar porquê.

 

Como funciona o Reels?

 

O caminho para criar um vídeo com essa função é o mesmo que você faz para criar um story. Basta clicar na câmera do Instagram e você verá diferentes opções de ferramentas, inclusive o Reels. Os vídeos podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da sua galeria.

Para gravar é só pressionar o botão de captura e você verá na parte superior da tela um indicador de progresso enquanto grava. Os vídeos podem ser complementados com:

 

Áudio:

 

É possível pesquisar uma música na biblioteca disponível do Instagram ou ou usar seu próprio áudio original simplesmente gravando o reel com ele. Assim, ao compartilhar um reel com o áudio original, ele é atribuído a você e, se você tiver uma conta pública, as pessoas podem criar Reels com o seu áudio, selecionando “Usar áudio” no seu Reel.

 

Filtros:

 

Use e abuse dos filtros, fundos, jogos e efeitos do Instagram para gravar vários trechos com efeitos diferentes.

 

Temporizador e contagem regressiva:

 

Defina o temporizador para gravar qualquer um dos trechos com as mãos livres. Depois de pressionar gravar, você verá uma contagem regressiva 3-2-1, antes de gravar o trecho durante o tempo selecionado.

 

Alinhar:

 

 A opção alinhar memoriza a posição exata que o objeto ou a pessoa estava durante a última gravação. O que ajuda a fazer transições perfeitas, como trocas de roupa ou adição de novos amigos ao seu vídeo.

 

Velocidade:

 

Escolha acelerar ou diminuir a velocidade de parte do vídeo ou áudio selecionado, o que ajuda você a manter um ritmo ou a criar vídeos em câmera lenta.

Gravou tudinho? Então vamos para parte de finalização. Nessa etapa você poderá alterar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar seus amigos. Se quiser, também pode salvar um rascunho do seu reel e voltar a ele em outro momento.

Dicas, curiosidades, tutoriais

 

Quem não adora uma dica rápida?

A ferramenta Reels do Instagram nos permite gravar mini tutoriais, que além de ajudar muito quem assiste, garante um alcance maior para sua marca. Afinal, não vai ser apenas seu público alvo que vai estar de olho naquele vídeo.

 

Challenges / dublagens

 

Uma categoria febre das redes sociais está sendo os desafios e dublagens.

Aproveite esse momento!

Permita-se participar de algum desafio para mostrar o lado humano da sua marca, ou até crie um desafio da sua marca para seu público. Você também pode estar gravando o bordão da sua marca e permitindo seu público dublá-lo!

 

Bastidores / making off

 

Mostre ao público que ele também faz parte de cada etapa da construção do seu negócio, da produção dos seus produtos ou serviços. É essencial para que ele se sinta importante e se faça visto por você. Então invista em série de vídeos sobre seus processos, mostre produtos recém-chegados, anuncie novos projetos!

Se você for uma loja de roupa, filme o processo do preparo do envio da compra do seu cliente, mostre no vídeo o carinho na hora de embrulhar cada peça. Agora se você for um restaurante é válido mostrar o processo de preparo de um prato, um drink e por aí vai. O importante é deixar a criatividade fluir!

Explore o storytelling

 

Se você tem perfil público e pretende expandir a sua marca, esteja atento ao seu público e NÃO utilize as mesmas fórmulas que você utilizava nos Stories. O Reels permite a realização de vídeos mais divertidos e enérgicos, que podem ser compartilhados no feed “Explorar” para atingir pessoas que ainda não seguem o seu perfil.

Para que alguém se interesse pela sua história, ela precisa ser bem legal, mas naturalmente ter um enredo curto. As suas mensagens têm que ser enxutas, engraçadas, reflexivas, e consigam despertar interesse.

 

Apresente os seus lançamentos

 

Uma das ideias mais legais para aplicar o Reels é por meio da apresentação das novidades. Sempre que chegar um produto novo, você pode utilizar o recurso para anunciar aos seus seguidores.

Comece com pequenos teases, propondo uma contagem regressiva até o lançamento oficial na sua loja. Para os vídeos, prepare um cenário com cores que destaquem os produtos ou monte uma vitrine bem atrativa.

Seja criativo! 

 

Use seus produtos e as dúvidas dos seus clientes ao seu favor! Você pode utilizar o Reels para se conectar com seus clientes e atrair seus prospects.

Seja para promover novos produtos, itens promocionais ou o relacionamento com os clientes, o Reels do Instagram para sua marca pode ser uma ótima ferramenta.

Aliás, queremos destacar mais uma vez a importância de acompanhar constantemente todas as atualizações das redes sociais e as últimas tendências para o seu segmento. Dessa forma, você poderá dar um passo à frente da concorrência e propor uma experiência inesquecível para os seus clientes e seguidores.

Combinado?

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