Sem dúvida, os vídeos estão com tudo nas campanhas de Marketing digital e estratégias de conteúdo, essa é uma tendência, e não uma moda passageira. Temos um post aqui no blog sobre Vídeo Marketing que explica tudinho sobre o assunto.
Se o Marketing no Youtube ainda não faz parte das suas estratégias. Esse é um bom momento de começar a pensar em como a sua marca pode aproveitar o poder da maior plataforma de vídeos da web.
Por isso, dominar o principal canal de publicação, busca e consumo de vídeos do mundo é fundamental.
Mas não basta só saber usar as ferramentas básicas do gigante dos vídeos.
É preciso aprender como conquistar o seu público e criar estratégias.
A partir delas, você pode aprender muito e gerar cada vez mais leads e vendas.
Talvez você esteja aí pensando que o seu público não está lá ou talvez ache que fazer vídeo marketing é muito complexo, acessível apenas para grandes empresas. Se você pensa assim, esse post é para você.
Envolvimento no Youtube
É claro que o nosso objetivo quase sempre é aumentar as vendas, mas quando se trata de mídias sociais, o engajamento é o queridinho. E os comentários podem ser os nossos grandes aliados quando o assunto é engajar.
Isso acontece não só no Facebook ou no Instagram, mas também no YouTube, embora nem sempre seja pensado como um site de redes sociais. Ele pode ser uma porta valiosa para o público se envolver com a sua marca.
Pode parecer muito desleal, às vezes, disputar a audiência no YouTube com milhares de outros canais que oferecem, inclusive um conteúdo muito parecido com o seu. Mas acredite, seu canal no YouTube pode evoluir e ganhar mais seguidores engajados.
Os comentários em particular geram discussão, o que significa mais engajamento e mais pessoas que querem se envolver com seu conteúdo. É um ótimo ciclo.
E não há dúvida de que quanto mais você capturar a atenção dos usuários, mais gera engajamento. Mas para que isso seja real no seu negócio, é preciso, fazer as coisas do jeito certo. Traçar estratégias e analisar resultados!
Não faça vídeos tão longos
Depois que você já entendeu o seu público, suas dúvidas, motivações e já escolheu o tema que vai abordar, é hora de colocar a mão na massa.
Os Vídeos muito longos logo no começo, podem oferecem dois grandes problemas para você: ou não serão visualizados por demorarem demais, ou as pessoas não vão assimilar quase nada.
Não tente falar tudo num vídeo só, divida em partes e crie vídeos com média de 5 a 15 minutos apenas. Isso vai garantir que 80% da informação transmitida seja assimilada.
Uma dica legal é que você também pode considerar o suporte para idiomas em seu vídeo. Atualmente o YouTube oferece suporte para até 54 idiomas, então aproveite esse recurso para conquistar ainda mais o seu público.
valorize o bom e velho título
Você com certeza já ouviu falar várias vezes sobre a importância do título na hora de desenvolver o seu conteúdo, por exemplo. Com o vídeo não é diferente.
Não adianta você fazer um ótimo vídeo, com conteúdo que seria útil para muita gente, mas escolher um título que não expresse essa qualidade. Você precisa chamar a atenção do seu público, se diferenciar da multidão.
Um título bem pensado pode despertar a curiosidade da pessoa que está buscando aquele tema. Mas você também pode perder muitos cliques por não se atentar a esse detalhe.
Unir uma boa miniatura com um título bacana pode fazer toda diferença para aumentar as visualizações dos seus vídeos. Portanto, jamais subestime o poder de um bom título, não só no YouTube como em qualquer outro lugar. Combinado?
Uma boa dica é não colocar um título muito cumprido ao longo do vídeo ou títulos apelativos e sensacionalistas. Eles podem até gerar visualizações, mas pouco engajamento positivo e isso pode prejudicar a sua imagem e credibilidade. Não é o que você está buscando, certo?
Finalize os seus vídeos com perguntas
Não hesite em fazer perguntas aos usuários. As perguntas podem ser bastante abertas “Já aconteceu com você?” ou “O que você acha?”
Perguntas mais específicas também pode funcionar em seu benefício, por exemplo. “Você tem alguma dúvida se processo de peeling de diamante funciona para a sua pele? Deixe nos comentários!”
Quando se trata do YouTube, dar aos usuários solicitações específicas pode aumentar o número de perguntas que você recebe.
É específico, e pode ser o que você precisa para dirigir o engajamento.
Pode também perguntar aos usuários quais os tipos de vídeos que eles querem. Esta é uma tática bem comum de algumas pessoas conhecidas no YouTube.
Valorize a descrição
Uma boa descrição pode ajudar a fazer com que o espectador visite suas outras redes sociais, seu site, leia seus posts, enfim, procure saber mais sobre você.
Quando você facilita o contato com o seu público, fica mais fácil conquistar a confiança e ganhar novos ‘fãs’, que acompanharão o seu trabalho assiduamente.
Uma boa descrição deve conter informações sobre o vídeo em si, utilizando de palavras-chave que ajudem o vídeo a rankear, mas também precisa ser útil para as pessoas.
Jamais faça uma descrição genérica para todos os seus vídeos, é claro que você pode deixar algumas informações fixas, como links, redes sociais, mas personalize a descrição de acordo com cada conteúdo. Ok?
É legal fazer uma transcrição do vídeo, mas vá além. Criatividade sempre!
Explore a Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube
Não existe maneira melhor de atingir a excelência do que ao buscar conhecimento constantemente. E melhor ainda quando você vai direto na fonte.
Por isso, essa dica, com certeza é uma das melhores da lista: Conheça e explore a Escola de Criadores de Conteúdo criada pelo próprio YouTube. Lá você vai encontrar várias aulas, testes e exames para melhorar cada vez mais o seu canal.
O bacana é que não é preciso ser fluente em Inglês, há opções de legendas e áudios em Português. Aliás, há aulas feitas por Youtubers brasileiros. Ou seja, não tem desculpa para não aprender.
Gostou das dicas? Tem alguma outra que queria compartilhar aqui com a gente? Deixa aqui nos comentários.