Dicas de ferramentas para entregar um conteúdo relevante

Você já sabe da importância de produzir conteúdo relevante se pretende atrair novos clientes e criar um bom relacionamento com o seu público.

Independente do seu nicho, do marketing à saúde, não há como evitar concorrência. Em vez disso, o melhor que você pode fazer é traçar uma estratégia para criar conteúdo de qualidade.

Produzir conteúdo não é apenas criar textos para a web!

Na verdade, é preciso estar sempre antenado e atualizado no que está acontecendo na internet, nas notícias e novidades do seu nicho e no mundo.

Isso significa ler muito e conhecer sobre vários assuntos.

E, para dar conta de tudo isso, não dá para executar todas as tarefas manualmente.

Mas há formas de facilitar esse trabalho!

Separamos algumas ferramentas que vão te ajudar a ser mais certeiro na produção de conteúdo relevante para o seu público.

 

1) Answer the Public

Traduzindo, o nome seria algo relacionado a “Resposta do Público”. E tem coisa melhor do que saber o que a sua persona quer descobrir sobre determinado assunto?

O Answer The Public é uma ferramenta online para você obter insights na hora de planejar seus conteúdos. Basta inserir uma palavra-chave, escolher a região de onde os resultados serão extraídos e ele gera variações e combinações de palavras com base nas procuras realizadas no Google.

A vantagem de usar o Answer The Public é entender exatamente o que as pessoas estão procurando na internet e como conduzi-las até o conteúdo que você produz.

Então, se você está procurando ideias sobre tópicos e assuntos para criação de conteúdo, essa ferramenta fornece as dicas de que você precisa para começar a pensar em assuntos específicos.

 

 

2) Ubersuggest

 A Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave, termo ou expressão que o usuário digita em suas buscas no Google.

 A ferramenta tem várias opções diferentes de pesquisa de palavra-chave. Primeiro, ele te mostra quantas buscas uma palavra-chave teve ao longo dos últimos 12 meses, para você ver se existe algum tipo de sazonalidade.

Além disso, ele puxa palavras-chaves de diferentes fontes, como o Google Suggest e sua própria base de dados, te mostra todas as palavras-chave para as quais seus concorrentes ranqueia e dá sugestões de palavras-chave com base em perguntas, comparações e preposições.

 

3)  Google Keyword Planner

É Claro que o gigante da busca, o Google, tem sua própria ferramenta de pesquisa de palavras-chave, né!

 Esta ferramenta, na verdade, faz parte de um kit de funcionalidades do Google Adwords. Portanto, para começar a utilizá-lo, você precisará criar uma campanha de anúncios, mesmo que você não a utilize ou aplique dinheiro nela. Ou seja, na prática ele é de uso gratuito.

A plataforma apresenta a média de buscas mensais, concorrência e lance sugerido (no caso de campanhas do Google Adwords).

Utilizando o Keyword Planner, você pode descobrir novas palavras-chave e também entender sobre custos e volume de buscas para as palavras que você está pensando em utilizar.

Você ainda pode fazer pesquisas mais específicas, excluir determinados termos, fazer download dos relatórios e muito mais.

 

4)  Google Trends

Usando o Google Trends, você pode saber mais sobre o volume de busca de uma palavra-chave. Além disso, você também pode segmentar as buscas por local e período de tempo que as buscas ocorreram.

Uma das coisas mais legais no Trends é que ele te mostra o que está em alta no momento e te diz se uma área está recebendo maior ou menor volume de busca com o tempo.

Ainda é possível comparar várias palavras-chave e verificar qual obteve melhor resultado em um determinado período.

A dupla Answer The Public e Google Trends pode render ótimos resultados. Com essas ferramentas é possível aferir o interesse das pessoas sobre um determinado assunto nos últimos tempos. Observar o intervalo de relevância de uma palavra-chave vai ajudá-lo a criar conteúdos que geram cliques.

 

 

5)  Máquina Geradora de Títulos

É recomendado que você testar 10 títulos diferentes para o seu conteúdo antes de decidir. E na verdade isso faz todo sentido, pois a taxa de clique em um conteúdo pode varia muito em função do título.

Logo, é exatamente isso que essa ferramenta faz. É só inserir uma ou mais palavras-chave para que o programa retorne 10 diferentes resultados. Mesmo que nem todos sejam aplicáveis, eles serão muito úteis para te dar novas ideias.

Dica da Tang: para escolher o título ideal também é válido usar aquelas ideias que encontrou no Answer The Public e validou no Google Trends.

 

 

6)  FAQfox

E por último, mas não menos importante temos a FAQfox.

Uma ferramenta bem legal que encontra as perguntas que as pessoas fazem com base em qualquer site específico de onde você queira informação.

Por exemplo, você pode digitar a palavra “cachorro” e a URL e ele vai te mostrar perguntas baseadas em categorias que as pessoas estão fazendo naquele site específico.

O marketing de conteúdo surgiu para fazer com que os questionamentos dos usuários sejam realmente respondidos e atendidos.

Por isso, é fundamental desenvolver conteúdo de qualidade e que gerem valor para o público da sua marca.

E para te dar aquela forcinha nesse trabalho, use e abuse das ferramentas. É essencial, já que poupa tempo, otimiza o seu trabalho e melhora a sua produtividade.

 

Já conhecia essas ferramentas ou tem alguma outra bacana para indicar?

Comenta aqui e compartilhe com a gente.

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