Você abriu um negócio e precisa que pessoas visitem o local físico para adquirir os serviços, certo?
Sabemos que nem sempre as pessoas podem arcar com os custos de um imóvel bem localizado, como um restaurante em uma avenida ou uma loja com uma fachada em destaque.
Porém, hoje em dia, isso não importa.
Por mais invisível que pareça, o seu negócio pode ter uma extraordinária presença online.
Quer saber como?
Então se liga aqui no post.
– O que é Google negócio?
Você sabia que a cada 10 pessoas, 8 usam o Google para buscar informações sobre as empresas?
Estar presente na Internet é regra básica para quem tem um negócio próprio!
Pensando nisso, nada mais lógico que potencializar essa estratégia com a ajuda do Google Meu Negócio.
Uma ferramenta, criada pelo Google que tem como foco impulsionar as vendas locais por meio de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e também no Google Maps.
A ferramenta oferece exatamente o que você precisa para superar a concorrência mais bem localizada e possibilita um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a oportunidade de passar importantes informações aos usuários, como:
- endereço;
- telefone de contato;
- horário de funcionamento;
- horários de pico;
- notas sobre o serviço/produto;
- perguntas e respostas;
- eventos que acontecerão etc;
- avaliações de clientes.
A jornada do consumidor online tem se baseado em informações e, quanto mais você fornecer, maior será sua taxa de conversão.
Afinal, ter uma presença digital forte, especialmente no contexto atual, representa mais visibilidade e interação com clientes locais.
– Quais os benefícios de estar no Google Meu Negócio?
A empresa afirma que negócios que verificam as informações do Google Meu Negócio tem duas vezes mais chances de serem considerados confiáveis pelos consumidores.
A ferramenta expande a oportunidade da sua empresa se aproximar dos clientes quando eles já estão em uma fase avançada da jornada de compra.
Afinal, quem procura “restaurantes no centro do Rio de Janeiro” tem, ao menos, a intenção de visitar um deles.
E se você tem um restaurante no centro do Rio de Janeiro e se cadastrou na plataforma, tem grandes chances de aparecer para esse potencial cliente.
E ainda permite que você acesse informações como:
- como os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são;
- quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
- quantos cliques o site teve.
– Como funciona?
É prático, rápido de configurar e vale muito a pena dedicar um tempo para deixar o seu Google meu negócio bem completinho.
Lembrando que se o seu negócio ainda não tem uma conta Google, será preciso realizar um cadastro.
Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”
Quando aparecer esse mapa é só você adicionar a localização atual do seu negócio e também preencher outras informações importantes que o formulário pede.
Como o nome da empresa, telefone, site e a categoria de mercado (Restaurante, loja de decoração, salão de beleza, etc.).
E caso seu negócio não possua um ponto físico, mas ofereça um serviço ou entregas, você pode apontar a área de abrangência.
Ah, não se esqueça de usar as palavras-chave que melhor descrevem a sua empresa, produto ou serviço. Combinado?
O Google vai precisar verificar seu negócio e geralmente ocorre através de uma correspondência, telefone ou e-mail.
Esse processo confirma a sua autenticidade e pode levar alguns dias até sua empresa ser listada oficialmente.
Quanto mais informação você der ao Google, maior a chance de otimizar o seu perfil.
– Dicas para otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio
Mantenha seu perfil sempre atualizado
Parece óbvio né? E sim, É!
É imprescindível que você sempre mantenha as informações do seu perfil atualizadas. Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.
Imagine que você faz a busca de um restaurante, encontra, vê que ele abre no final de semana, vai até lá e quando chega dá de cara na porta. Qual a probabilidade de o cliente voltar?
É esse tipo de frustração que você PRECISA evitar.
Gere interação
A seção de insights é um dos fatores mais valiosos na análise sobre a visibilidade do seu negócio.
Por isso, procure sempre estimular quem já frequentou/comprou com você a deixar um comentário contando sobre a experiência.
Afinal, uma pesquisa feita pela Provokers mostra que 55% dos entrevistados disseram confiar em avaliações online ou mesmo tanto quanto avaliações recebidas pessoalmente.
Clientes engajados demonstram para os buscadores que a sua empresa está indo bem!
Avaliações, feedbacks, questionamentos e mesmo sugestões e críticas contam pontos positivos e podem ajudar no ranquemento.
E não se esqueça de SEMPRE responder aos clientes, mostrando que o espaço é de troca entre a empresa e o consumidor.
Mesmo quando for uma avaliação negativa, responda o usuário agradecendo pelo retorno e colha o máximo de informações passada por ele. Futuramente analise quais mudanças podem ser feitas para garantir uma experiência melhor.
Poste fotos
Aqueles que postam fotos em sua conta, recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que as outras empresas.
Habilite a troca de mensagens
O botão de “mensagem” no seu perfil permite a troca de mensagens, como um chat online. Você pode receber notificações cada vez que isso ocorrer e entrar em contato direto com o cliente tirando dúvidas de forma rápida e prática.
Não restam dúvidas de que vivemos em um mundo em que visibilidade e alcance são muito importantes.
E serviços como o Google Meu Negócio dão um UP na divulgação da sua marca.
Porém, sozinhos, não fazem milagres. Ok?
Você também precisa fazer a sua parte e alimentar com informações para os seus clientes.
Ficou com alguma dúvida em que podemos ajudar? Deixa aqui nos comentários que o nosso time terá prazer em responder.