A sua empresa investe em mobile commerce?
Não estamos falando de ter um aplicativo todo elaborado para sua marca, mas sim em ter um planejamento estratégico para otimizar o seu conteúdo nessas plataformas.
Registrar um momento, falar com alguém, procurar notícias. A verdade é que tudo mudou depois da chegada dos smartphones. Hoje, fazemos praticamente tudo na palma de nossas mãos! Isso inclui comprar e vender produtos e serviços.
E é por isso que surgiu o conceito de m-commerce.
De acordo com o Facebook, uma pessoa comum passa em média 3,3h no celular no Brasil e verifica seu smartphone ao menos 80 vezes por dia.
Ficou impressionado, né? É nesse momento que o cliente passa no celular, que você precisa oferecer uma experiência agradável para ele.
Sabendo destes dados, nós trouxemos esse post especial para uma reflexão: qual a importância de ter a minha loja virtual adaptada ao mobile?
O que é m-commerce?
Mobile commerce ou apenas m-commerce é um tipo de negócio digital que se caracteriza pela venda de produtos e serviços por dispositivos móveis.
É a modalidade de comércio na qual as transações são realizadas e concluídas por meio de aparelhos eletrônicos. Podem se dar tanto por meio de aplicativos próprios, quanto pelos sites das empresas, desde que sejam concretizadas em tablets e smartphones.
Afinal, não é mais novidade que as pessoas utilizam os seus celulares não apenas para se comunicar e buscar informações, mas para realizar compras.
O segmento que começou a dar seus primeiros passos com a venda de games para celular no início do século, hoje se consolidou como um dos mais rentáveis do mundo.
Agora que você já entendeu a sua importância, é preciso analisar qual das alternativas se torna ideal para o seu negócio no momento. Nunca esquecendo de pensar na experiência do consumidor, que precisa ser excelente.
Qual a importância de investir em uma plataforma de mobile commerce?
Só para se ter uma ideia, nos cinco primeiros meses de 2020, já haviam sido baixados 68% do total de aplicativos do ano anterior.
É claro que a Covid-19 também influenciou o aumento da procura.
Só no Brasil, 72% da população fez compras por aplicativos durante a pandemia, sendo que 42% afirmaram realizar mais de dez aquisições no período.
Bastam alguns cliques no celular para o consumidor adquirir os seus produtos e serviços.
Então, não há outra forma de responder à pergunta deste tópico que não seja para dizer que a importância do mobile commerce é enorme, assim como as oportunidades nele.
Além do mais, uma atualização dos algoritmos do Google passou a exigir sites responsivos. Ou seja, se há sites que não possuem layout responsivo, se adaptando aos diferentes tamanhos de tela, fica em desvantagem em relação ao ranqueamento no buscador
Quais as vantagens do m-commerce?
A tecnologia mobile oferece muitas vantagens para as empresas, dando-lhes mais visibilidade e também a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços aos clientes em qualquer hora e lugar com um simples clique no celular.
Afinal, não é difícil entender porque os consumidores estão investindo em compras feitas pelas plataformas de mobile commerce.
Integração, conveniência, preço acessível, soluções personalizadas e acesso a outros mercados são algumas das pistas que ajudam a explicar esse fenômeno de migração para o mercado digital.
Tudo isso ao alcance de alguns cliques!
Os usuários não precisam se preocupar com horário comercial e, muito menos, ter que encarar longas filas para garantir seus produtos.
Isso sem falar em todo o suporte que o mobile commerce oferece, como frete, cupom de descontos e políticas de cashback.
– Maior proximidade com o consumidor
É normal encontrar pessoas na rua, no trabalho ou no transporte público mexendo em seus celulares, né? Isso sem contar o tempo e o foco que elas mantêm em casa.
Os smartphones são quase como parte do corpo de muitos consumidores, que andam para diferentes lugares com seus aparelhos no bolso.
E isso torna a sua marca rapidamente acessível.
– Aumento nas buscas do Google
Segundo o Google, mais de 50% das pesquisas globais feitas no Google eram originadas em dispositivos móveis. No Brasil, 57% das pesquisas do Google foram feitas em mobile
Isso significa que estar fora do alcance dos usuários mobile é ignorar mais da metade do alcance do Google.
– Localização
O mobile commerce também possibilita que você saiba a localização do seu potencial cliente. Desse modo, fica mais fácil estimular a venda de produtos e serviços em uma região. Sabendo que o usuário está em determinado lugar, você pode oferecer a ele diversos atrativos ao redor.
Como garantir a eficácia do seu m-commerce
Claro que não é só disponibilizar o seu negócio para dispositivos móveis, é preciso estudar e considerar alguns fatores para garantir um resultado positivo.
– Conexão
O site precisa ser rápido, fácil e intuitivo!
Lembre-se que o cliente pode estar acessando com seus dados móveis. Ou seja, 3G, 4G do seu público sendo consumidos para abrir a sua loja virtual. Se ela não oferecer essa conexão ágil, a chance do seu cliente sair em menos de 10 segundos é alta.
– Tamanho da tela do dispositivo
O tamanho da tela do celular é bem diferente do tamanho da tela do computador. Apesar de alguns smartphones possuírem uma área de trabalho ampla, não dá para comparar a experiência do e-commerce com a do m-commerce.
Para tornar o seu mobile commerce mais eficiente, você deve criar uma versão totalmente independente do seu site original, de modo que seja possível acomodar todas as informações e imagens em um dispositivo com display consideravelmente menor.
O usuário deve conseguir acessar o conteúdo sem ter que rolar o cursor para cima e para baixo ou da esquerda para a direita para visualizar todos os detalhes.
Ou seja, pense em conteúdos que sejam essenciais para o seu cliente acessar através do celular e descarte o que não for extremamente necessário.
– Compras nas suas redes sociais
As redes sociais estão em segundo lugar entre as maiores influenciadoras de compras.
Por isso, podem ser suas grandes aliadas nas vendas.
O Facebook e o Instagram nos permitem fazer um anúncio e inserir o link encaminhando direto para a loja virtual. Fazendo essa conexão você diminui o trajeto dele e consegue garantir a eficácia do seu anúncio e uma experiência positiva de compra.
Já até fizemos um post aqui falando sobre como ativar a sua lojinha virtual no Instagram.
– Cadastro
Para tornar a experiência do usuário ainda melhor, forneça se possível, métodos fáceis e ágeis para seu cliente inserir seus dados pessoais, de pagamento e entrega.
Você ainda fica com o cadastro de todos os clientes que se interessaram pelo seu produto e pode fazer um anúncio específico de remarketing.
– Métodos de pagamento descomplicados
Ou seja, nada de oferecer métodos de pagamentos burocráticos que exigem muitas ações para concluir as compras.
Tudo em poucos cliques!
Lembre-se: os clientes do m-commerce estão em busca de praticidade.
– Segurança
Deixe bem destacado os selos de segurança da sua loja. Um fator que ainda deixa muitos usuários inseguros são as fraudes nas compras online.
Por isso, como o usuário estará no celular, será ainda melhor retratar este item.
Sabemos que existem tendências de mercado que vêm e vão, mas outras como o mobile commerce chegam para ficar.
E tudo indica que esse modelo de negócio vai continuar presente e mais forte do que nunca.
A pergunta que deve ser feita agora é se você deseja aproveitar essa oportunidade e já começar a trilhar seu caminho de sucesso ou adiar e ter que correr atrás da concorrência.
Conta aqui pra gente, você já testou alguma estratégia de otimização para o mobile que levou a um aumento nas conversões?